Agrotóxicos e afins são os produtos e os componentes de processos físicos, químicos ou biológicos destinados ao uso no setor de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas ou implantadas e de outros ecossistemas e também em ambientes urbano, hídricos e ...
Os agrotóxicos podem ser classificados, de acordo com a praga a que se destinam, como inseticidas (contra insetos em geral), larvicidas (contra larvas de insetos), formicidas (contra formigas), acaricidas (contra ácaros de plantas) carrapaticidas (contra Garrapatos de animais), nematicidas (contra nematóides parasitas ...
Tipos de agrotóxicos
A intoxicação por agrotóxicos pode ocasionar tonturas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, irritações na pele, nariz, garganta e olhos; convulsões, desmaios, coma e até mesmo a morte.
Além de serem nocivos para o corpo humano, os agrotóxicos também impactam de forma negativa no meio ambiente, contaminando o solo - e, dessa forma, os lençóis freáticos - e até animais que entram em contato com os produtos. "Ocorrem prejuízos na água, no solo e consequentemente alterações nos insetos e nos peixes.
Resposta. Pois os agrotoxicos podem causar doenças e problemas de saude e nao fazem bem as plantas contaminando-as os problemas de saude que mais provocam nas pessoas sao os agudos e cronicos como :má formaçao fetal de mulheres gestantes,neoplasia,disturbios endocrinos,neurologicos,cardiacos,pulmonarese respiratorias.
Quais as vantagens e desvantagens dos agrotóxicos? Vantagem: Controle de doenças e pragas, contribuindo para o aumento da produtividade dos produtos cultivados; Desvantagem: Causam desequilíbrio ambiental e o desenvolvimento de diversas doenças.
Vantagens e desvantagens no uso de agrotóxicos
O pulverizador precisa estar em boas condições e o trabalhador não deve permitir que crianças, animais e pessoas desprotegidas fiquem perto do agrotóxico. Não se deve fazer misturas por conta própria. E é importante evitar a aplicação do agrotóxico nas horas mais quentes do dia ou quando o vento estiver muito forte.
Toda vez que o agricultor for manusear um produto tóxico é recomendado que sejam usados os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), composto por calça e macacão de mangas compridas revestidos com material impermeável, luvas e botas de PVC, máscara com filtro de carvão ativado bem como óculos de segurança.
Para evitar contaminações, o agrotóxico não pode ser transportado junto com pessoas ou animais. E deve ser armazenado em um local isolado. As embalagens vazias nunca podem ser utilizadas para outros fins. Também não se deve comer, beber ou fumar durante a aplicação do agrotóxico.
Dê preferência aos alimentos orgânicos e oriundos de produção agroecológica; Coma sempre vegetais e frutas variados para evitar a exposição contínua e excessiva a um mesmo princípio ativo (os diferentes tipos de plantio exigem agrotóxicos específicos);
Como retirar os agrotóxicos dos alimentos “Lave em água corrente por pelo menos um minuto. Pode-se usar iodo 2% (5 ml em 1 litro de água), bicarbonato (1 colher de sopa para 1 litro de água) ou vinagre (1 parte para 2 de água). Em todos esses casos, deixe de molho em média por 30 minutos e depois lave.
A intoxicação nos carnívoros entra no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão através do contato direto no preparo, aplicação ou qualquer tipo de manuseio com o produto. E ou, no contato indireto, a contaminação de água e alimentos ingeridos.
Mas uma coisa unânime é que todos são favoráveis à diminuição do uso de agrotóxicos, porque reconhecem o perigo para a saúde e para o meio ambiente. O consenso é que tem que diminuir, que há tecnologia disponível para diminuir”, afirma o procurador da República Rodrigo Valdez de Oliveira, coordenador do Fórum.
Insetos e alternativas naturais capazes de substituir ou reduzir o uso de pesticidas:
Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.
INTOXICAÇÃO AGUDA LEVE: cefaleia, irritação cutâneo- mucosa, náusea e discreta tontura. INTOXICAÇÃO AGUDA MODERADA: cefaleia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesia, dispneia, salivação e sudorese aumentadas.
Diminuir a exposição ao agente tóxico: No caso de ingestão, a melhor forma consiste em fazer lavagem gástrica no hospital, no entanto, enquanto se espera pela ajuda médica pode-se beber 100 g de carvão vegetal ativado em pó diluído num copo de água, para adultos, ou 25 g desse carvão, para crianças.
Como é feito o tratamento
Veja 8 jeitos fáceis de desintoxicar o organismo
Tratamento. As pessoas com sintomas de intoxicação por organofosforados devem consultar um médico. Se a pele puder ter entrado em contato com um inseticida, a roupa é retirada e a pele lavada. Os cuidadores devem evitar contaminar-se enquanto prestam cuidados.
Qualquer cenário desses exige atendimento médico. Não hesite em procurar uma emergência. Se possível, leve junto o produto causador da intoxicação, para que os profissionais consigam identificar o agente e prescrever a medicação correta.
Paciente com intoxicação alimentar deve fazer repouso e ingerir muito líquido. Nos casos de perda maior de líquidos e risco de desidratação, devem ser indicados medicamentos para controlar as náuseas e os vômitos, assim como administrar a reposição de líquidos e sais por via endovenosa.