A adrenalina é representada pela fórmula molecular C9H13NO3. Como foi mencionado, é secretada pela glândula adrenal, conhecida como suprarrenal. Sua molécula é formada por dois enantiômeros, que são isômeros compostos pela mesma fórmula molecular, mas que se diferenciam em relação a atividade óptica.
A adrenalina também tem como efeitos terapêuticos a broncodilatação, o controle da frequência cardíaca e da pressão arterial, dependendo da dose....Origem do nome.
Como reconhecer um choque anafilático
A avaliação e o tratamento imediatos são fundamentais para evitar a morte. A perviedade da via aérea, a oferta de oxigênio por máscara e a administração de adrenalina devem ser imediatos e simultâneos.
Por isso é tão importante a avaliação prévia do paciente, para identificar possíveis riscos de alergias....Alergia a anestesia – medicamentos administrados
Os efeitos colaterais da anestesia raquidiana Outros efeitos esperados são a pressão baixa, sensação de não conseguir respirar, formigamento no pós-operatório, tremores, coceira ou irritação na pele e até sonolência.