UTC −12:00
É a Rússia, maior país do mundo em extensão longitudinal. Ao todo, 11 fusos horários e mais de 10 mil quilômetros separam a região oeste do extremo leste.
O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e uma hora adiantado em relação ao horário de Brasília. Esse fuso abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao Brasil, como Fernando de Noronha e Penedos de São Pedro e São Paulo.
Nigéria, Mauritânia, Lybia, Guinea e Papua New Gunea sao os mais atrasados da amostra.
UTC+9
Se sairmos do centro geográfico brasileiro, que fica em Barra do Garças, no Mato Grosso, o ponto mais distante fica em um trecho de mar, próximo das Filipinas, a mais de 20 mil quilômetros. Mas, saindo de São Paulo, o ponto mais distante, também no mar, está mais perto do Japão do que das Filipinas.
Fusos Horários
Inicialmente, apenas um único fuso cobria todo o território nacional, o que mudou em 1913, quando o decreto de lei nº 2.
Os fusos horários no Brasil são divididos em quatro por causa da sua grande extensão (Leste-Oeste). ... O país possui quatro fusos horários, pois são consideradas as ilhas oceânicas brasileiras de Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e Penedos de São Pedro e São Paulo.
Os estados que têm uma hora a menos que Brasília são os seguintes: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins.
Os quatro fusos horários são o de -2, - 3, -4 e -5. A maior parte da população nacional, contudo, reside nas zonas de -3 e -4 (sendo a de -3 o horário oficial de Brasília e a de -4 a zona que abrange parte da região centro-oeste e da região norte.
O território brasileiro, incluindo as ilhas oceânicas, possui quatro fusos horários, todos a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0 graus). Em cada faixa de 15 graus entre pares de meridianos, ocorre a variação de uma hora.
Resposta. Que eu me lembre o Brasil tem 4 fusos (UTC -5/-4/-3/-2), tirando os horários de verão. Aqui no Rio nós estamos em sincronia com o horário oficial de Brasília (UTC -3).
Resposta. Porque Brasilia pertence ao segundo fuso horario ou seja o mais importante. O segundo fuso horário brasileiro abrange mais de 50% do território nacional, inclusive a capital federal.
Em outubro de 1884, em Washington DC, ocorreu a Conferência Internacional do Meridiano, na qual se decidiu adotar o sistema UTC.
Por ser o fuso onde se localiza a capital federal, sua hora é adotada como a oficial do país, a chamada hora de Brasília. O terceiro fuso horário do Brasil abrange os estados de Mato Grosso, Mato Grosso de Sul, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas, e possui quatro horas a menos que a hora de Greenwich.
Devido ao grau de latitude que esse se encontra. A cada 15 graus de latitude o fuso muda uma hora para mais ou para menos e entre Mato Grosso e Brasília existe essa mudança dos 15 graus, fazendo com que Mato grosso esteja uma hora a menos do que Brasília.
A mudança de fuso horário foi uma proposta do então senador Tião Viana (PT-AC), que defendia a alteração por julgar que a diferença de horário entre o Acre e os estados vizinhos prejudicava o estado econômica e culturalmente.
Cuiabá e Rio Branco. Explicação: São Paulo tem o fuso horário GMT -3:00. Cuiabá por sua vez, tem o fuso horário GMT -4:00 enquanto Rio Branco tem o fuso horário GMT -5:00.
No Brasil são adotados quatro fusos horários diferentes, devido às dimensões continentais do país, sendo a referência a hora de Brasília, com fuso horário UTC -3h00, e abrangendo todos os estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, onde ficam as maiores cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, ...
Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “fatiado” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para "Greenwich Mean Time".
O horário de Manaus é diferente do horário de São Paulo porque o fuso horário que passa pela cidade de Manaus não é o mesmo que passa por São Paulo. ... O fuso que passa por Manaus possui quatro horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich, enquanto o fuso que passa por São Paulo possui três horas a menos.
Manaus é de 1 hora atrás de Brasília.
AMT (Horário Padrão Do Amazonas) é um dos nomes conhecidos do fuso horário UTC-4, que é 4h.
Compare a Hora Local em Manaus, Amazonas e Cuiabá, Mato Grosso
O destino conta com seu próprio fuso horário de Fernando de Noronha. Para se adaptar ao fuso GMT – 2 horas, é só adicionar uma hora a mais do horário de Brasília, exceto no horário de verão, quando o relógio da ilha fica igual ao do continente.