Tipos de liderança organizacional. Existem três estilos mais comuns de liderança organizacional: o democrático, o autocrático e o liberal. Todos eles dizem respeito à forma como o líder conduz seu trabalho. Também têm relação significativa com o modo que as equipes se comportam no dia a dia.
Por meio da empatia, o líder dialoga e esclarece pontos que podem estar mal elucidados. Ele também deve transmitir os valores e a missão da empresa, e informar a todos sobre a importância que possuem para a organização. Essa interação favorece a motivação dos colaboradores e, consequentemente, seu desempenho.
Quando o assunto é o mundo empresarial, não há nada no mundo mais importante do que a presença de um líder forte e que coloque tudo nos trilhos corretos. Por isso, o papel de liderança chega a ser um grande diferencial competitivo. O líder consegue ser muito visionário e ter ideias que poucas pessoas conseguem.
Muitos são os cargos que podemos assumir em uma organização, e muitas vezes o mais almejado é o cargo de liderança. Mesmo sem ter a dimensão exata das atribuições e responsabilidades desse cargo, muitas pessoas acabam se direcionando para essa posição sem a devida preparação e maturidade.
Dirigir é orientar e gerir os esforços de cada elemento da equipa, no sentido de garantir que os objetivos comuns da organização são atingidos. Dirigir é motivar, liderar e comunicar.
2. Como engajar um líder para que ele influencie seus liderados e consiga melhores resultados? As lideranças precisam ser exemplo para os colaboradores, elas precisam estar engajadas. Líderes não comprometidos com a empresa podem gerar sérios problemas.