Segundo a Psicologia Positiva, existem 3 tipos de Felicidade.
Em outras palavras, a família eudemonista é um conceito moderno que se refere à família que busca a realização plena de seus membros, caracterizando-se pela comunhão de afeto recíproco, a consideração e o respeito mútuos entre os membros que a compõe, independente do vínculo biológico.
Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é 1) o maior bem desejado pelos homens e 2) o fim das ações humanas. ... Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.
A segunda acepção do termo 'sumo' significa o bem consumado, isto é, o sumo bem, essa significação é explorada quando Kant apresenta o segundo elemento do sumo bem, a felicidade. Entretanto, ele a apresenta com a restrição de que figure como uma consequência moralmente condicionada a partir do agir moral.
Ser bom para si mesmo significa tratar-se como se fosse alguém que valoriza muito e fazer escolhas que são boas para o seu bem-estar.
Aplicada ao problema moral, a dialética platônica será o método que permite fundar a vida prática nessa ideia universal do Bem — que também é chamado de Sumo Bem, o destino final de todas as coisas, que mais tarde a Filosofia Medieval irá associar a Deus.
O importante não é viver, mas viver bem. Segundo Platão, a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa a da própria existência.
Na filosofia platônica o "bem-comum é, assim, sempre, o bem máximo de cada ser humano, mas em integração sinfonial como o bem máximo, possível e real, de todos os outros, em acto, em cada instante”, sendo esse o "fundamento metafísico da dimensão política da realidade humana.
Quem faz depender de si mesmo, se não tudo, quase tudo o que contribui para a sua felicidade, e não se prende a outra pessoa, nem se modifica de acordo com o bom ou o mau êxito da sua conduta, está, de facto, preparado para a vida; é sábio, na verdadeira acepção do termo, corajoso e temperante.
Para Platão, toda virtude é conhecimento. Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira - portanto, a Educação não pode se restringir aos anos de juventude.
Platão divide a alma em três partes ou funções: uma parte concupiscível ou sensual, a mais relacionada com as necessidades corporais; uma segunda parte irascível, correspondente aos impulsos e afetos, e, por último, a parte racional, mediante a qual é possível o conhecimento das ideias e a volição em sentido ...