Resposta: Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber.
Índice
Na relação dos sociólogos mais estudados, citados e influentes do século XX e XXI pode-se estudar Émile Durkheim (1858 -1917), Pierre Bourdieu (1930-2002) e Zygmunt Bauman (1925); suas teorizações ultrapassam os campos da sociologia propriamente dita e são levadas como possibilidades de abordagens junto à educação, à ...
Émile Durkheim
É considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX....Gilberto Freyre.
Florestan Fernandes
Olá, galera linda do meu Brasil, vamos estudar?! Hoje bateremos um papo super legal sobre os três porquinhos da sociologia. Pode parecer piada, mas estamos falando de Durkheim, Karl Marx e Max Weber, os pilares das ciências sociais.
Com distintas visões sobre o método sociológico e sobre o curso da sociedade, os autores do chamado tripé da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) contribuíram imensamente com o desenvolvimento basilar dessa ciência. Marx, Weber e Durkheim são considerados os teóricos basilares da sociologia.
Nas décadas de 1950 e 1960, os principais temas das pesquisas sociológicas estavam ligados ao trabalho no campo e nas indústrias, as relações de desigualdade e exploração nas relações de trabalhistas, a dependência econômica do mercado externo, a reforma agrária e o fortalecimento de movimentos sociais.
Principais temas abordados pela Sociologia no Brasil
1) A reflexão sobre o período da escravidão e as desigualdades sociais, culturais e econômicas geradas por esse processo. ... 3) Durante o século XIX a sociologia passou a desenvolver um entendimento maior sobre as relações do homem e o espaço social.
A Sociologia surgiu a partir de uma série de fatores que tornou a política, a economia e a sociedade do século XVIII e XIX mais complexa. A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, a partir das ideias do filósofo francês Auguste Comte.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
Também a Revolução Francesa que trouxe mudança política (direitos sociais e ascensão da burguesia). E também a Revolução Industrial que alterou a visão econômica do mundo com o surgimento do capitalismo.
O surgimento da Sociologia ocorre no século XIX, a princípio, por influência da teoria positivista de Auguste Comte, porém, muitos acontecimentos anteriores e concomitantes ao surgimento dessa nova ciência humana contribuíram para a sua formação.
As ciências sociais surgiram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Marx, Durkheim e Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Comte, seu primeiro professor.
A sociologia surgiu com a revolução francesa, quando a população se juntou para protestar, visto que não havia nenhuma ciência para estudar o comportamento do povo. O objetivo é foi estudar o comportamento da sociedade.
A Sociologia teve início no Brasil a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os pesquisadores buscavam uma compreensão a partir da formação das sociedades locais pesquisando vários temas para essa compreensão.
Maximilian Carl Emil Weber
Auguste Comte