Segundo a definição do NCEP-ATP III, seriam diagnosticados portadores de síndrome metabólica indivíduos com pelo menos três dos seguintes fatores de risco: obesidade abdominal, constatada por meio da circunferência da cintura (> Page cm nos homens e > 88 cm nas mulheres), triglicerídeos igual ou superior a ...
A Síndrome Metabólica tem como base a resistência à ação da insulina (hormônio responsável pelo metabolismo da glicose), daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. Isto é: a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue.
Doenças metabólicas são doenças que causam alteração no funcionamento geral do organismo. Seja por alterações das reações químicas ou da velocidade que elas ocorrem.
Perda do exercício e de peso Exercite melhora como as pilhas receptivas são à insulina (sensibilidade da insulina) e abaixa níveis do açúcar no sangue e da insulina. Para melhorar níveis do açúcar no sangue, 150 minutos do exercício cardiovascular da intensidade moderado são recomendados cada semana.