Ciclo de Vida As larvas atravessam a pele e entram na corrente sanguínea, até chegar aos pulmões, onde perfuram os alvéolos e sobem pela traqueia. Daí passam a faringe, são engolidas e chegam aos intestinos. No intestino delgado se estabelecem definitivamente e atingem a maturidade sexual.
A contaminação com o Ancylostoma duodenale ou Necator americanus se dá através de contato direto da pele com o solo contaminado (geralmente pelos pés) ou por ingestão acidental da larva presente no ambiente (geralmente por mãos contaminadas pelo solo que vão à boca sem terem sido lavadas).
As principais medidas de prevenção consistem na construção de instalações sanitárias adequadas, evitando assim que os ovos dos vermes contaminem o solo; uso de calçados, impedindo a penetração das larvas pelos pés. Além do tratamento dos portadores, é necessária uma ampla campanha de educação sanitária.
A causa mais comum da barriga d'água, porém, costuma ser a cirrose hepática, uma doença crônica do fígado provocada pelos vírus B e C das hepatites e pelo uso abusivo de bebida alcoólica.
15 alimentos e bebidas que provocam inchaço na barriga
Os grãos integrais, por possuir bastante fibra em sua composição são uma ótima dica para evitar o incômodo do inchaço na barriga, pois proporcionam um funcionamento mais eficaz do intestino. Experimente incluir na sua alimentação do final de semana: sementes de chia, de linhaça e gergelim.
Confira uma lista de alimentos que devem ser consumidos não apenas para combater a distensão abdominal mas sim regularmente, para prevenir esse problema.
Na publicação, explica que a distensão abdominal, vulgarmente conhecida como barriga inchada, é produzida, entre outras razões, pelos alimentos que consumimos que são fermentados em excesso, que fazem com que o processo de digestão não decorra corretamente.