Íons metálicos maiores (ferro, manganês, magnésio e zinco) e menores (cobre, cobalto, níquel, molibdênio, tungstênio) se alinharam com os organismos vivos por meio da interação do intemperismo biogeoquímico e das vias metabólicas envolvendo os produtos desse intemperismo.
As seções de choque de materiais formados por vários elementos são calculadas por aditividade linear. Os valores de seção de choque são comparados com a matriz de seções de choque em função de Z e o número atômico efetivo é obtido por interpolação dos valores de Z entre as seções de choque adjacentes.
Definindo o fator de empacotamento como a relação entre o volume ocupado pelos átomos e o volume da célula unitária, temos: fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 2 átomos / volume do cubo.
Podemos afirmar que o nox do enxofre da substância H2SO4, é equivalente a +6. Desa modo será relativamente simples calcular o nox do enxofre, veja: S = ? Mas nós já sabemos que a soma do nox (número de oxidação) deverá ser igual a zero.
- Retira-se os parênteses, multiplicando o índice 3 com os respectivos índices de cada elemento que está dentro do parênteses. Vai ficar assim: Al4P6O21; O Al tem um Nox fixo de +3; O P é o que vc quer saber (x);O oxigênio tem o Nox normalmente valendo -2. x=5.
Assim, o Nox desse carbono será dado pela consideração do total de perdas e ganhos de elétrons, isto é, se ele ganhou um elétron e perdeu dois, então seu Nox é igual a +1.
+2
O hidrogênio assume nox = +1 na maioria dos compostos. Sabendo disso, vamos lá. HNO3 - H = +1, O= -2 e N=? para descobrir é só fazer uma soma que da zero.