No processo produtivo, as operações precisam satisfazer os stakeholders (a sociedade, os fornecedores, os consumidores, os acionistas, os empregados, etc.) com pelo menos cinco objetivos de desempenho básicos para qualquer operação produtiva. São eles: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.
A flexibilidade é uma capacidade física onde o indivíduo pode realizar movimentos com maior amplitude articular, podendo realizar movimentos com um ângulo maior, com mais conforto na realização dos mesmos e proporcionando assim um bem-estar mais elevado.
A produção é central para a organização porque é lá que são feitos os bens e serviços que são a razão da sua existência. Não necessariamente é a área mais importante, mas é uma das principais funções de qualquer companhia.
O objetivo do desempenho operacional é realizar estudos que garantam a melhoria contínua nos processos industriais, detectando desvios e perdas, analisando as causas, controlando e garantindo a eficácia operacional, gerando plano de ações e identificando oportunidades de melhorias.
Um sistema de medição de desempenho é constituído por um conjunto de medidas (ou indicadores) utilizadas para quantificar a eficiência ou a eficácia de um processo. ... Os indicadores também podem ser estabelecidos para avaliar se o resultado foi alcançado ou o desempenho do produto ou do próprio processo.
O ganho de produtividade operacional acontece com a diminuição de erros, devido a maior confiabilidade e segurança dos dados, além da diminuição do tempo gasto checando e-mails, pois as informações fluem com muito mais rapidez, sem a necessidade do uso desta ferramenta de envio de mensagens.
Os indicadores de produtividade são ferramentas que ajudam uma empresa a medir o desempenho dos seus colaboradores. Eles também auxiliam na otimização dos processos para que exista um aumento da produção sem afetar a qualidade dos produtos e/ou serviços que são entregues.
Os indicadores são instrumentos gerenciais, podem ser decorrentes da gestão estratégica (valores, missão, visão de futuro, fatores críticos para o êxito e metas estratégicas), da gestão operacional (macroprocessos e processos) e das partes interessadas (clientes, funcionários, sociedade, fornecedores etc.).
7 dicas para criar seus próprios indicadores e saber se empresa vai bem
Os indicadores KPI (Key Performance Indicator) orientam um negócio na jornada rumo aos seus objetivos estratégicos. Assim, um bom indicador deve agir como uma bússola. Ele é uma medida de onde sua empresa está e para onde está indo.