A maioria desses países minúsculos está situada na Oceania (Nauru, Tuvalu, Ilhas Marshall, Palau, Federação dos Estados da Micronésia, Tonga e Kiribati), na Europa (Vaticano, Mônaco, San Marino, Liechtenstein, Malta e Andorra) e na América Central (São Cristóvão e Névis, Granada, São Vicente e Granadinas, Barbados, ...
O que são os microestados europeus São seis os microestados europeus: Malta, Andorra, Mônaco, Liechtenstein, San Marino e Vaticano. Destes, San Marino e Vaticano ficam no território italiano. Malta é uma pequena ilha banhada pelo mar mediterrâneo.
Oficialmente conhecido como Principado de Liechtenstein, este país é um minúsculo principado localizado no centro da Europa, encravado nos Alpes entre a Áustria e a Suíça. Seu território é governado pela Casa de Liechtenstein desde o século XV.
Micropaíses são países cujo território não ultrapassa 1000 km². Apesar da dimensão reduzida do território, esses países possuem população, leis, soberania, governo e organização política, ou seja, tudo que um Estado precisa.
Países com áreas menor que 1000 km2, recebe o nome de micropaíses, mas tem as mesmas características do demais população, leis, governo e território independente, na verdade o que difere dos outros países é apenas o tamanho do território. O menor país do mundo é o Vaticano com tamanho aproximado do parque Ibirapuera.
Os 10 menores países da Europa: onde o pequeno é um grande destino!
Esta é a lista de principados da história....Estes são antigos países ou regiões que em um determinado tempo de sua história foram ou são considerados principados, independentes ou não:
Classificação