As fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado.
Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.
Fonte histórica é tudo aquilo que é usado para reconstruir fatos do passado, podendo ser fontes visuais (pinturas, gravuras, filmes), materiais (vestígios de civilizações passadas, como martelos e facas artesanais), escritas (através de mapas e documentos utilizados no passado), e fonte oral, na qual o historiador pode ...
As fontes históricas podem ser dos mais diversos tipos. Temos, por exemplo, as fontes escritas, que podem ser documentos, atas, textos, livros e etc. As fontes orais, geralmente como discursos e entrevistas. Fontes imagéticas, manifestadas através de fotografias, desenhos ou outro tipo de material artístico ou não.
São exemplos de fontes orais as lendas (que compõem o folclore) e relatos orais (como entrevistas) de pessoas que testemunharam grandes eventos.
As fontes históricas são de muítissima importância para os historiadores , por que? Elas trazem provas,documentos oficiais,que podem ser vistos como pinturas,fotografias,documentos escritos e vestígios materiais. O que facilita e muito a pesquisa do historiador.
As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.
Para a História é fundamental a preservação das fontes históricas. ... Logo, para que a História (e com ela, a cultura) avance, é necessário que as fontes históricas sejam preservadas e, quando necessário, reavaliadas.
Verificado por especialistas A - São construídos para manter os registros das fontes históricas bibliotecas especiais, museus, centros de pesquisa e restauração e mesmo arquivos digitais.
O historiador deve examinar de forma criteriosa e minuciosa, com cuidado e delicadeza, pois os documentos apresentam características de épocas e acontecimentos de todo um tempo e por isso deve manter o foco, em apresentar e entender originalmente aquilo que examina, aquilo que lhe é oferecido pelo documento, nunca se ...
Resposta. Resposta: Fonte histórica são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história. Já Fonte não escrita são as fontes orais (como são chamadas), ou chamada historia, é conseguida através de entrevistas, coletivas, depoimentos e etc.
1)"Os documentos são fundamentais como fontes de informação a serem interpretadas, analisadas e comparadas. Nesse sentido, eles não contam, simplesmente, como aconteceu a vida no passado. ... c)As fontes históricas são vestígios do passado que auxiliam o historiador a compreender uma sociedade.
Os documentos são a essência de uma organização, a memória de uma sociedade. Deste modo, o estudo pretende colocar em evidência a importância da preservação do patrimônio documental na relação documento-história-memória, visando ao acesso à informação.
O documento histórico é, antes de tudo, uma produção humana; Le Goff assim pondera: ... Os mais variados documentos históricos expressam um ponto de vista – e não a verdade sobre os fatos retratados; tal perspectiva favorece uma concepção de história afeita à crítica e de cunho mais problematizador.
Isso porque um museu pode reunir documentos escritos, fotografias, pinturas, objetos e etc.