Os espaços públicos são os lugares administrados pelo governo e pertencem à população, são exemplos de espaços públicos: as praças, as ruas, os parques, as avenidas, as praias que existem em cidades litorâneas etc.
Espaços públicos são todos os lugares de uso público, acessíveis e agradáveis, gratuitos e sem fins lucrativos. São todos os ambientes abertos, como ruas, calçadas, praças, jardins ou parques e ambientes fechados, como bibliotecas públicas e museus públicos.
Os espaços públicos livres podem ser definidos como espaço de circulação (ruas, praças, etc.), espaços de lazer e recreação (parques urbanos), de contemplação (jardins públicos) ou de preservação (grandes parques e reservas ecológicas).
As pessoas costumam conversar entre si , andar e correr juntas. Que Tipo de encontros poderiam ocorrer nesses locais e quais de fato acontecem ? Palestras sobre temas importants e de equipes de exercícios físicos por exemplo. Os que de fato acontecem são os encontros entre familiares e amigos.
Mas, para que esse trabalho da gestão da cidade crie espaços úteis, bonitos e agradáveis, é importante ouvir a sociedade....Confira aqui 5 dicas para melhorar o espaço público da sua cidade!
Limpar praças e parques Recolher materiais plásticos ou bitucas de cigarro deixados por cidadãos mal-educados em áreas verdes, por exemplo, é uma forma de zelar pela conservação da cidade.
Este autor define lazer da seguinte maneira: “o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua ...
Dumazedier (1980) distingue cinco categorias de acordo com o conteúdo das atividades de lazer assim descritas pelos seus interesses: físicos, artísticos, intelectuais, práticos/manuais e sociais.
Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer:
Lazer (antigamente): sem os recursos atuais, as pessoas se divertiam através de bailes, festas reservadas, horas dançantes, encontros em casas particulares, praças.
Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… ... Mas hoje as crianças não devem nem saber o que são essas brincadeiras.
Diversão de antigamente que ainda hoje encanta
50 brincadeiras que atravessaram gerações e continuam vivas nos dias atuais
– Brinquedo com um pequeno compartimento retangular com água. Dentro dele havia peças de plástico (argolas, bolinhas, peixinhos…) que se moviam quando os dedos apertavam botões na base que injetavam ar dentro do retângulo; – As crianças brincavam muito e ainda se é capaz de encontrar algumas variações de Aquaplay.