A tuba auditiva é um tubo orgânico fechado que une a rinofaringe à orelha média. Se comunica com a faringe através do osteo faríngeo da tuba auditiva.
Puxe o lóbulo da orelha em diferentes direções para ajudar a drenar a água. Ao sentir que a água está dentro do ouvido, não coloque objetos dentro. Isso inclui cotonetes, lápis, clipes, dedos, o que for. Não tente, também, fazer remoções de cera de ouvido caseiras, pois a cera ajuda a proteger os ouvidos de infecções.
Tubos ou Drenos de Ventilação são pequenos cilindros (por volta de 4 mm de comprimento) que são colocados na membrana timpânica, para permitir a entrada de ar dentro do ouvido médio. Usualmente são confeccionados de plástico ou teflon, e tem a função de reduzir a possibilidade de infecção.
A manobra de fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos é chamada de Método de Valsalva e é indicada para os momentos em que o ouvido simplesmente “entope”. A única recomendação é ir com calma e não forçar demais a saída do ar com o nariz tampado para não piorar a dor.
Antes de realizar a lavagem de ouvido, é necessário amolecer a cera. Existem vários produtos para esse fim, que podem ser comprados na mesma farmácia em que o aspirador nasal. Caso você opte por um produto comercial, siga as instruções do fabricante. Mas, com eu já disse, basta ter água morna e um aspirador nasal.