Configura-se conflito de interesse quando, por conta de um interesse próprio, um funcionário pode ser influenciado a agir contra os princípios da empresa, tomando uma decisão inapropriada ou deixando de cumprir alguma de suas responsabilidades profissionais.
Para evitar que um conflito ocorra, ou para saná-lo assim que for identificado, as principais boas práticas incluem:
Inicialmente a expressão conflito de interesses foi conceituada como a situação na qual um profissional integrante de uma organização empresarial, qualquer que fosse o seu cargo, tinha interesses contrários ao da empresa em uma decisão que devesse ser por ele tomada, ou da qual devesse participar ou a qual poderia ...
A melhor forma de lidar com um conflito de interesses é evitá-lo completamente. Qualquer conflito de interesses deve ser resolvido aberta e honestamente, em qualquer fase do processo de avaliação em que surja, para que não destrua os resultados da avaliação.
Resposta: Por meio de forma civilizada, onde ambos os lados são ouvidos e compreendidos. A pior forma de se resolver um conflito de interesse e opinião é por meio de violência, mesmo isso acontecendo frequentemente.
Conflito intersubjetivo - qualquer conflito entre duas partes, com o mesmo interesse em comum. Conflito subjetivo - não são resolvidos pelo Estado. Pretensão - mera afirmação de um direito, baseada numa norma.
Conforme palavras do nobre doutrinador, a Autocomposição “consiste na técnica de solução dos conflitos coletivos pelos próprios interlocutores, sem emprego de violência, mediante ajustes de vontades”, assim, são os próprios atores das relações trabalhistas, quem promoverão a solução dos conflitos.
Autodefesa: as próprias partes fazem a defesa de seus interesses. Uma parte tenta impor a solução do conflito à outra e, enquanto uma delas não cede à imposição da outra, esse conflito não é resolvido. ... As partes chegam a solução do conflito, sem intervenção de terceiros.
1)Conceito: Heterocomposição é um meio de solução de conflitos no qual as partes tentam pactuar com a ajuda de um terceiro desinteressado que tenha poder de decisão sobre essas. Ela pode assumir duas formas: (a) arbitragem; ou (b) jurisdição.
A arbitragem consiste no julgamento do litígio por terceiro imparcial, escolhido pelas partes. ... A arbitragem somente pode ser convencionada por pessoas maiores e capazes e com relação a direitos disponíveis.
Arbitragem de direito é aquela em que os árbitros decidirão a controvérsia fundamentando-se nas regras de direito. 15. ... Arbitragem por eqüidade é aquela em que o árbitro decide a controvérsia fora das regras de direito de acordo com seu real saber e entender.
Um Tribunal Arbitral, é constituído por uma equipe de árbitros da qual fazem parte advogados, médicos, engenheiros, economistas, contabilistas, professores, administradores e as mais diversas classes profissionais. As causas são levadas a julgamento de acordo com a natureza do processo a ser julgado.