A Assíria corresponde em parte ao que hoje é a Síria e o Iraque. A Fenícia está no Líbano. Judeia e Samaria são Israel e Palestina.
(em babilônio: Bâb-ilim ou Babil, 'porta de Deus'), uma das cidades mais importantes da Antigüidade, cuja localização é assinalada, atualmente, por uma região de ruínas a leste do rio Eufrates, a 90 km ao sul de Bagdá, no Iraque.
Os assírios eram povos semitas que viviam ao norte da Mesopotâmia na região dos rios Tigre e Eufrates. O império assírio foi formado após a queda do império acadiano. Ficaram conhecidos por integrarem uma sociedade guerreira, cruel e implacável.
Entre as grandes civilizações que se desenvolveram na Mesopotâmia (onde hoje se encontram os países Iraque e Síria), estavam os povos assírios. ... Os assírios caracterizaram-se, sobretudo, por serem uma nação de guerreiros, isto é, estavam enquadrados em uma sociedade militarizada, governada por uma aristocracia militar.
Senaquerib
Tendo adoecido gravemente acometido do que a Bíblia chama de úlcera (alguns acreditam tratar-se de um câncer), o profeta Isaías veio lhe dizer que iria morrer. Não se conformando, Ezequias pôs-se a orar e Isaías retorna com outra mensagem de Deus informando um acréscimo de mais 15 anos à vida do rei.
O profeta Isaías, o portador da Palavra do Senhor, ordenou que Ezequias deveria se preparar para morrer: “… Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás” (2Rs 20.
Ezequias é o nome de um profeta, cujo significado é "Jeová Fortalece". Ele foi um dos reis de Judá, conhecido por ter tido a vida prorrogada em quinze anos após chorar ao Senhor. Ele temia a Deus e agia com justiça, e sua história está relatada na bíblia.
Manassés (em hebraico: מְנַשֵּׁה, "Menashé") é um nome da língua hebraica antiga, do sexo masculino, que significa "esquecimento". Manassés pode referir-se a: Manassés (patriarca tribal) — filho de José, de acordo com a Torá Tribo de Manassés — tribo israelita.