A gestão democrática nessa legislação é assegurada por meio do conselho escolar, da eleição de diretor e vice-diretor, do projeto político pedagógico e do grêmio estudantil. ... Somam-se a esses elementos, a construção coletiva do PPP, do regimento interno e do plano anual de trabalho da escola.
Discutindo conceitos e vivências em relação a três instrumentos da gestão democrática: conselhos escolares, provimento da função de diretor e descentralização financeira. As funções do Conselho Escolar e sua relação com a Direção da escola, com a Assembléia Escolar e com as políticas e normas do sistema de ensino.
A gestão democrática, contemplada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.
Na Gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade meio e reunião de esforços coletivos para o implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana; que o Plano Político pedagógico (PPP) deve ser ...
4) A administração participativa contribui para o crescimento das pessoas da organização, uns aprendem com os outros, desta forma o crescimento é coletivo. O conhecimento compartilhado é uma forma da organização aprender, e desta forma o trabalho acaba sendo executado por profissionais em constante desenvolvimento.
Entende-se por gestão participativa um modelo de organização que tem como característica principal o desejo de engajar todo o quadro de funcionários nos objetivos da empresa. Pode parecer um pouco arrojado demais para os gestores muito tradicionais, no entanto, rever essas relações hierárquicas e rígidas é importante.
O que é liderança participativa? Quando falo em liderança participativa estou falando de um tipo de líder que tem como um de seus princípios primordiais estimular e contar com a participação dos membros de sua equipe nos processos organizacionais e na tomada de decisões.
Uma das mais difíceis tarefas que enfrentamos enquanto gestores de pessoas, sem sombra de dúvidas, é montar equipes que trabalhem eficazmente em sinergia levando em consideração as crenças, valores, motivações, anseios e expectativas de cada pessoa que compõe a equipe.
A co-gestão é um modo de administrar que inclui o pensar e o fazer coletivo, para que não haja excessos por parte dos diferentes corporativismos e também como uma forma de controlar o estado e o governo. É, portanto, uma diretriz ética e política que visa motivar e educar os trabalhadores.