Como funciona o tratamento de efluentes industriais
Já o processo de tratamento de efluentes é a real ação de lidar com os efluentes gerados. Esta ação é classificada em física, química ou biológica, segundo a origem dos poluentes envolvidos e/ou as operações necessárias para esta ação.
Decantação ? Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração ? Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito.
Os processos envolvidos em cada tratamento são os físicos, químicos e biológicos. Os processos físicos são aqueles que removem os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes através de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadores de óleos e gorduras, sedimentação e flotação.
A clarificação é a operação unitária de separação que visa eliminar partículas em suspensão de um líquido. Esta operação consiste em adicionar um produto clarificante (orgânico ou mineral), que por adsorção eletrostática apresenta a faculdade de coagular, flocular e arrastar as partículas em suspensão.
O Processo Químico
Modo de fazer Logo acima do bico da garrafa, forre uma camada de carvão, outra de areia, e, por fim, faça uma camada com as pedrinhas para aquário. Encaixe a parte das camadas com a outra metade vazia. Assim, a parte que ficou separada dará apoio ao filtro e servirá como um pequeno reservatório da água filtrada.
Posicione a garrafa de forma que o fundo fique voltado para cima e o gargalo para baixo. Posteriormente, lave a areia e o cascalho em água corrente. Após esse procedimento, adicione, respectivamente, uma camada de areia fina, uma de areia grossa, o cascalho fino e, por fim, o cascalho grosso. O filtro está pronto.
Resposta. Floculação, decantação, filtração, cloração, fluoretação, laboratório e bombeamento.
Decantação, sedimentação, sifonação e centrifugação Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis.