Óxidos
Uma substância binária é composta por dois elementos, não necessariamente contendo um hidrogênio.
Os óxidos - conteúdo de funções inorgânicas - são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos, sendo um deles obrigatoriamente o oxigênio, pois é o mais eletronegativo entre eles. Podem ser formados por praticamente todos os elementos que reagem com o oxigênio.
Óxidos são substâncias inorgânicas formadas pela associação de um elemento químico qualquer (metal ou ametal) com o oxigênio, que sempre apresenta NOX igual a -2.
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. ... Os sais podem se classificar em ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados. O que irá determinar sua natureza é a forma como apresenta seus íons.
Os principais óxidos presentes em nosso cotidiano são: óxido de cálcio, de magnésio, de silício, monóxido de carbono, dióxido de carbono e peróxido de hidrogênio. Os óxidos são compostos binários, isto é, formados por apenas dois elementos químicos, dos quais o mais eletronegativo é o oxigênio.
Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).
Os óxidos são compostos binários (constituído de dois elementos químicos), onde os átomos de oxigênio são ligados a outros elementos. ... Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono).
Os óxidos básicos são compostos de caráter iônico que ao reagirem com água formam uma base; e ao reagirem com um ácido originam sal e água. Os óxidos básicos são aqueles que ao reagirem com a água dão origem a bases. ... Por exemplo, temos o óxido de sódio (Na2O), que é um óxido básico.
Classificação dos óxidos
Os óxidos, compostos formados por dois elementos (binários), em que o oxigênio é o mais eletronegativo, podem ser classificados em óxidos básicos. Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água. Exemplos: Na2O, K2O, CaO, MgO.
Lembrando que os óxidos anfóteros são aqueles formados pelos elementos zinco, alumínio, cromo (de NOX +3) e estanho. Uma reação química ocorre quando o óxido anfótero interage com ácido ou base porque esses óxidos apresentam característica dual, ou seja, podem atuar como um composto de caráter ácido ou básico.
Os óxidos anfóteros são geralmente sólidos, e outros exemplos são formados por metais (Al2O3, SnO, SnO2, PbO, PbO2) e por ametais (As2O3, As2O5, Sb2O3, Sb2O3). Todos esses óxidos possuem caráter intermediário entre o iônico e o covalente, e metais ou ametais possuem eletronegatividade média.
Os óxidos duplos, mistos ou salinos são formados obrigatoriamente pela associação de dois óxidos de um mesmo elemento químico. Os óxidos, de uma forma geral, são classificados em óxidos ácidos, óxidos básicos, óxidos neutros, óxidos anfóteros e óxidos duplos.
Óxidos são substâncias inorgânicas binárias que apresentam o oxigênio como elemento mais eletronegativo. São classificados em anfóteros, ácidos, básicos, neutros ou duplos.
É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.
Não podemos confundir um superóxido com um peróxido ou um óxido, mesmo que esses dois compostos binários apresentem elementos das mesmas famílias ligados ao oxigênio. ... A diferença está no NOX que o oxigênio apresenta nessas três substâncias. Em um óxido, o NOX é sempre -2, e, nos peróxidos, o NOX é sempre -1.
Superóxidos são compostos capazes de reagir com água ou ácido e formam sempre peróxido de hidrogênio. Superóxidos são compostos inorgânicos binários (formados por apenas dois elementos químicos) nos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo e apresenta sempre NOX igual a -1/2.
Os óxidos anfóteros são óxidos que possuem um comportamento ambíguo, pois frente a um ácido eles se comportam como um óxido básico; e na presença de uma base se comportam como óxidos ácidos. Tanto a base como o ácido com o qual os óxidos anfóteros reagem devem ser fortes, com caráter químico bem pronunciado.
Os óxidos se classificam em função do seu comportamento na presença de outros elementos como: água, bases e ácidos, sendo assim eles podem ser: básicos, ácidos, neutros, anfóteros, mistos, ou peróxidos, vejamos a diferença entre eles: ... Óxidos anfóteros: pode se apresentar de dois modos.
Dessa forma, os sais inorgânicos são classificados em neutros, ácidos (hidrogenossal), básicos (hidroxissal), duplos (mistos), hidratados e alúmens. Não pare agora... ... Na2SO4: cátion → Na+ (vem do hidróxido de sódio, NaOH, uma base forte); ânion → SO42- (vem do ácido sulfúrico, H2SO4, um ácido forte).
Pb3O4: óxido duplo/misto, em que o nox do metal (chumbo), é 8/3. Isso é uma regra. Cl2O7: óxido ácido, pois é formado por um não-metal (cloro).
Para ser anfótero, o óxido deve apresentar elementos metálicos como berílio, alumínio, zinco, estanho, chumbo, arsênio, antimônio, crômio (de carga +3).
Analisando os óxidos relacionados Fe2O3, CaO, P2O5, ClO2, Al2O3 e ZnO, podemos afirmar que: * a) temos a presença de um óxido ácido. ... d) Fe2O3 e CaO são óxidos anfóteros. e) P2O5e ClO2 são óxidos ácidos e Al2O3 e ZnO são óxidos anfóteros.
óxidos neutros: são óxidos que n]ao reagem com água, nem com ácidos e nem com bases. São três óxidos: CO, NO e N₂O. Também precisamos nos lembrar de que: Soluções aquosas com valor de pH > 7 são soluções básicas.
Os óxidos ácidos também chamados de anidridos são aqueles que reagem com a água e originam um ácido e que também reagem com uma base e geram água e um sal. Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc.
São classificados como óxidos: neutro, anfótero e peróxido, respectivamente: * A) CO2, ZnO, H2O2. B) NO, Al2O3; K2O. C) N2O, MgO, MgO2.