A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. ... A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos.
Na Grécia antiga as crianças eram educadas, mas de modo informal, sem divisão em séries nem salas de aula. Já na Europa medieval o conhecimento ficava restrito aos membros da Igreja e a poucos nobres adultos. A palavra “escola” vem do grego scholé, que significa, acredite se quiser, “lugar do ócio”.
Roma desenvolvia uma concepção de império formado de vários povos. Não discriminava o vencido e ainda lhe conferia o direito da cidadania romana, em troca do pagamento de impostos. Aliás, uma prática muito comum na época. A Pedagogia em Roma está voltada para questões práticas.
Resposta. as características mais comuns eram de que para que as atividades escolares fossem menos árduas e mais proveitosas, além de serem defensores da aprendizagem em grupo visando estimular a alegria do aprendiz; eles entendiam que era preciso ensinar de acordo com a natureza humana.
São diferenças o fato da pedagogia hoje ser baseada em uma concepção científica, ser um fenômeno de massas - enquanto que na Grécia e em Roma somente eram educados os mais ricos dentre os cidadãos - e o fato de hoje dividir-se em muito mais níveis que então, sendo algo menos pessoal, mas mais acessível.
Enquanto entre os gregos a educação foi um assunto de grande interesse para o Estado, o mesmo não aconteceu com Roma. Era prática do Estado romano atribuir essa responsabilidade à família ou à iniciativa privada, o que pode ser entendido como uma das causas do relativo atraso que marcou o seu processo educacional.
Em relação à educação grega e a romana, podemos afirmar que a principal diferença entre elas é: Não há diferença na educação da Paidéia adotada pela Grécia e Humanitas adotadas por Roma. Enquanto a grega valoriza a visão filosófica sistematizada, os romanos adotam uma postura mais pragmática, voltada para o cotidiano.
Propósito. Como aconteceu com os gregos, os esportes, os jogos e a recreação física destinavam-se a preparar os meninos e rapazes para o serviço militar. Durante a República e o começo do Império, esperava-se que todos os cidadãos romanos fossem capazes de servirem o exército.
Roma não havia tradição filosófica, suas crenças baseavam-se em religião e deuses, suas preocupações eram ligadas a moral, direito imposto e conquistas sem questionamentos mais profundos do certo e errado, e havia uma forte influência estóica, enquanto na Grécia já existiam movimentos de pensadores e estudiosos ...
Resposta. Resposta: A filosofia greco-romana foi a maneira com que os antigos gregos e romanos organizaram, nos últimos cinco séculos antes de Cristo, uma forma de conhecimento, um modo de reflexão ou uma teoria da realidade.