As plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou seja, ajudam na cura ou tratamento de várias doenças.
Ervas
6 Ervas aromáticas essenciais na cozinha
Ervas finas: ervas finas incluem o manjericão, tomilho, manjerona, sálvia, alecrim e o famoso orégano. Ervas de Provence: seu nome remete à região francesa de Provença, onde foi originada a mistura das seguintes ervas: alecrim, manjericão, manjerona, tomilho, louro, segurelha e alfazema.
Geralmente contém salsa, orégano, manjericão, manjerona, alecrim e/ou tomilho. Podem conter também sálvia, estragão, coentro, louro, cebolinha e até hortelã.
As ervas finas são um tempero formado por um conjunto de ingredientes aromáticos, que dão um toque especial a qualquer prato. Acrescentadas ao final do preparo por terem propriedades frágeis, que se perdem no cozimento dos alimentos, elas atiçam não só o paladar como o olfato.
Como preparar a mistura ervas finas secas?
Este tempero, feito à base de salsa, pimenta vermelha e alho é tipicamente Argentino e indispensável em qualquer churrasco que se preze. Ingredientes: Alho, salsa, pimentão vermelho, orégano e pimenta-do-reino branca.
Como combinar temperos?
Os principais tipos de temperos naturais
Os temperos que mais combinam com cada tipo de prato e que você deveria passar a usar
/ Dicas
Para ter uma noção básica, os temperos que mais combinam com uma boa carne grelhada são coentro, cominho, louro, pimenta-calabresa e páprica. Alguns outros, como limão, alecrim e tomilho, também podem ser utilizados, apesar de muita gente acreditar que eles não combinam com carne vermelha.
Preparo: O orégano combina perfeitamente com tomate, alho, manjericão, azeite e queijos. Pode ser usado fresco, mas seu aroma intensifica com a secagem. Como outras ervas aromáticas, o orégano perde seu sabor se cozido, portanto deve ser adicionado aos pratos sempre no final do preparo.
O orégano é uma erva aromática muito utilizada na cozinha para conferir um toque picante e aromático à comida, especialmente em massas, saladas e molhos.
Ele é rico em zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio, minerais responsáveis pela saúde dos dentes e do coração. Ele ainda é fonte de ômega 3, essencial para o bom funcionamento do corpo. Além disso, essa planta tem propriedades antioxidantes que ajudam a combater doenças degenerativas como Alzheimer.
Rico em antioxidantes O orégano é rico em antioxidantes, compostos que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres nocivos no organismo. O acúmulo de radicais livres tem sido associado a doenças crônicas como câncer e doenças cardíacas (confira aqui estudos a respeito: 1, 2).
O óleo essencial de orégano tem diversos benefícios medicinais. ... e tem propriedades medicinais como poder analgésico, anti-inflamatório, antisséptico (bactericida, antifúngico, antiviral), diurético leve, digestivo, orexígeno e antioxidante. O óleo essencial de orégano também é usado para doenças respiratórias diversas.
O uso de orégano ou outras ervas finas nos alimentos pode ajudar hipertensos a reduzirem o consumo de sal, segundo pesquisa desenvolvida por nutricionistas da Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).
Chá de orégano proporciona um sono mais relaxante Se ingerido antes da hora de dormir, pode garantir um sono mais calmo e relaxante. Além disso, outros chás relaxantes para beber antes de ir para a cama são o de camomila, erva cidreira e hortelã.