As obras mais relevantes do Quinhentismo são, entre outras, a “Carta” (Pero Vaz de Caminha), “Duas Viagens ao Brasil” (Hans Staden), poemas, peças de teatro e "Arte de Gramática da Língua mais Usada na Costa do Brasil" (Padre José de Anchieta), além de escritos e cartas do Padre Manuel da Nóbrega.
A Carta de Pero Vaz de Caminha
Principais Características do Quinhentismo Uso de uma linguagem simples; Descrição e exaltação à terra; Uso exagerado de adjetivos e superlativos; Literatura pedagógica: poesia didática e teatro pedagógico.
O quinhentismo tem, como tema central, os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, relacionada com as Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.
Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. Está, portanto, inserido no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica. ... A obra mais importante desse período é A carta de Pero Vaz de Caminha, considerada a Certidão de Nascimento do Brasil.
o Tratado da terra do Brasil e a História da Província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, de Pero de Magalhães Gândavo (1576); a Narrativa Epistolar e os Tratados da Terra e da Gente do Brasil, do jesuíta Fernão Cardim (1583); o Tratado descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Sousa (1587);
Importância do quinhentismo A produção literária do quinhentismo é de suma importância para a história, a filosofia e a literatura, pois é através dela que podemos analisar os relatos de como era o Brasil e o seu povo naquele período, mesmo que visto pelo homem europeu com costumes e realidades diferente da nossa.
O nome Quinhentismo faz referência ao ano de 1500, considerado o marco de início desta etapa. Neste período, o Brasil era apenas uma colônia de Portugal e não possuía qualquer produção artística ou intelectual que fosse, de fato, brasileira.
Na carta que Pero Vaz de Caminha enviou para o rei de Portugal, estavam as descrições da viagem, bem como o relatório do que tinha sido visto e encontrado nas terras brasileiras. O Quinhentismo foi muito marcado por essas duas vertentes: relatos de viagens e literatura católica.
são oral e narrativa.
Sendo assim temos dois tipos de literatura que eram feitas naquela época pelas pessoas que pensavam em habitar o Brasil. ... Depois temos a literatura de catequese, ou jesuítica, que servia para a catequização dos índios, isso porque eles acreditavam que os índios deveriam ser catequizados.
A ideologia mercantilista e religiosa européia vai se traduzir em duas vertentes literárias do quinhentismo brasileiro: a literatura informativa (relatos dos viajantes, enfocando as riquezas materiais da colônia), e a literatura dos jesuítas, voltada para o trabalho de catequese.
Resposta. O Quinhentismo se divide em dois tipos: 1) Literatura dos Viajantes: eram documentos escritos com a finalidade de descrever as características da nova terra para o Rei. 2) Literatura jesuítica: Era utilizada pelos jesuitas e tinha finalidade de catequizar indios.
As primeiras manifestações literárias no Brasil surgiu em 1500 , o quinhentismo , eram " obras informativas " serviam apenas para informar ao Rei de Portugal ou aos outros navegantes e exploradores onde possuíam riquezas . ... Depois temos a literatura dos jesuítas que era uma literatura de evangelização .
As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a: Escolha uma: ... Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas) c.
01. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a: a) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).
Os jesuítas vieram para o Brasil com o objetivo de expandir a fé católica entre os índios. Seus textos foram escritos com a intenção de catequizar os índios, além de reforçar, nos colonos, a moral cristã. ... História do Brasil (1627), do frei franciscano Vicente do Salvador, que relata nossa história até o século XVII.
Romantismo
Esse movimento corresponde ao nascimento da literatura brasileira. O marco inicial é o poema épico Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira. Mas é Gregório de Matos o maior representante do gênero. Sua poesia lírica, bastante influenciada por Camões, Gôngora e Quevedo, se subdivide em amorosa, reflexiva e religiosa.
A principal preocupação dos jesuítas era o trabalho de catequese, objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na poesia como no teatro.
Essa categoria literária de caráter religioso, foi considerada uma das primeiras manifestações literárias no Brasil, explorada sobretudo, pelos jesuítas.
Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que: a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese. ... c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
A Literatura de Informação corresponde aos textos de viagens escritos em prosa e fazem parte do primeiro movimento literário do Brasil: o Quinhentismo (1500-1601). ... Além da literatura de informação, o movimento quinhentista é formado pela Literatura de Catequese, escrito pelos jesuítas.
A primeira demonstrava o interesse dos colonizadores portugueses que procuravam explorar as riquezas do Brasil. Já a segunda expressava o interesse dos jesuítas em converter os índios ao Catolicismo.
LITERATURA *São identificados como literatura de informação: a) Os textos coloniais em que viajantes e missionários europeus retratam a natureza e o homem de nossa terra.
Questão 09) É exemplo de literatura de informação praticada no Brasil da era colonial o seguinte trecho: a) A Poesia, este aroma d'alma, deve de contínuo subir ao Senhor; som acorde da inteligência, deve santificar as virtudes e amaldiçoar os vícios.
O Quinhentismo ou Literatura de Informação corresponde ao estilo literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, durante o século XVI.
Características da Literatura Jesuítica
As principais caraterísticas da literatura de catequese são: