Essa necessidade pode ser atendida por meio da SAEP compreendida por cinco etapas: visita pré-operatória de enfermagem; planejamento da assistência perioperatória; implementação da assistência; avaliação da assistência (visita pós-operatória de enfermagem) e reformulação da assistência a ser planejada (BIANCHI e ...
A SAEP sistematiza a prática e proporciona conhecimento, interpretação e avanço das respostas individuais às alterações de saúde além de promover intervenções adequadas, planejadas e fundamentadas com base nos problemas identificados no paciente em perioperatório.
A assistência de enfermagem ao paciente no período trans-operatório é relativa ao desenvolvimento das ações de enfermagem já planejadas e implementadas desde a recepção do paciente na unidade de centro cirúrgico até a saída deste para a sala de recuperação pós anestésica.
O enfermeiro perioperatório avalia a necessidade dos cuidados, executa-os, previne complicações e zela pela segurança e conforto dos doentes no período perioperatório. A sua missão é cuidar da pessoa, tendo em conta a sua individualidade e vulnerabilidade, antes, durante e após a cirurgia.
Conforme Decreto nº que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, são atribuições do técnico de enfermagem, EXCETO:
Após quase trinta anos de luta da Associação Brasileira de Enfermagem, foi promulgada a Lei Federal n.º 5.
Conforme as leis tem-se como penalidade a advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e a mais grave de todas que é a cassação do direito ao exercício profissional. A advertência verbal é quando a pessoa é advertida e registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.
Regula o Exercício da Enfermagem Profissional. Art. 1º – É livre o exercício de enfermagem em todo o território nacional, observadas as disposições da presente lei.
Emílio Garrastazu Médici
Em resumo, os Corens, ou Conselhos Regionais de Enfermagem, têm praticamente os mesmos objetivos do Cofen, que é o Conselho Federal de Enfermagem – porém, com um alcance regional. Eles são entidades autônomas de interesse público com a função de fiscalizar o exercício profissional da enfermagem.