Normas de auditoria são as regras ditadas pelos órgãos reguladores da profissão contábil e tem por objetivo a regulação da profissão e atividades bem como estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos profissionais no desenvolver de seus trabalhos.
Os procedimentos de auditoria interna envolvem: exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter comprovações suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.
Um perfil ideal para auditor de sistemas da qualidade e/ou ambiental inclui: Conhecer profundamente as normas da série ISO 9000 e ISO 14000. Dominar, inteiramente, as técnicas de investigação, entrevista, avaliação e elaboração de relatórios pertinentes a auditorias.
Já os conhecimentos e habilidades específicas são:
O auditor precisa, primordialmente, de independência em relação ao objeto auditado, a fim de coletar dados consistentes e produzir análises imparciais para a consecução de pareceres objetivos e confiáveis.
Características de um auditor Um bom auditor deve saber trabalhar em equipe, ter visão estratégica, atenção aos detalhes e muito conhecimento na área para trabalhar bem. Outra importante característica desse profissional é a busca constante por aprendizado e novos conhecimentos.
O objetivo de uma auditoria independente é fornecer um exame independente objetivo das demonstrações financeiras, o que aumenta o valor e credibilidade das demonstrações contábeis produzidas pela administração, aumentando a confiança dos usuários no demonstrativo financeiro, reduz o risco do investidor e ...
O parecer dos auditores independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis quanto ao adequado atendimento, ou não, a todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no item 4.
(a) Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório do auditor referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.
1. Opinião com ressalva. O auditor deve expressar uma “Opinião com ressalva” quando: ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas Não Generalizadas nas demonstrações contábeis; ou.
Segundo Yoshitake (2012) os elementos básicos para o relatório do auditor são título, destinatário, abertura ou parágrafo introdutório, identificação das demonstrações contábeis auditadas, uma declaração de responsabilidade da administração da entidade e Page 6 5 responsabilidade do auditor, parágrafo de escopo ( ...
Trabalho de asseguração é o trabalho no qual o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, de acordo com os critérios que sejam aplicáveis.
“Trabalho de asseguração” significa um trabalho no qual o auditor inde- pendente expressa uma conclusão com a finalidade de aumentar o grau de confiança dos outros usuários previstos, que não seja a parte responsável, acerca do resultado da avaliação ou mensuração de determinado objeto de acordo com os critérios ...