Degradação do meio ambiente O consumo desenfreado de uma parcela significativa da sociedade faz com que as empresas precisem produzir cada vez mais, degradando a natureza através da emissão de gases e outros resíduos.
O consumismo é uma das características da sociedade contemporânea que produz os impactos mais preocupantes no meio ambiente, tais como a poluição de recursos naturais e desaparecimento de espécies animais e vegetais, bem como, alterações climáticas.
O consumismo não é de certa forma, necessário para a sociedade. Nascemos aprendendo a ser consumistas. Isso apenas piora com o convívio social. Pois, em uma situação atual, você não faz parte de um determinado grupo se não tiver algo que impressione.
O consumismo mantém a economia aquecida, com manutenção e geração de novas vagas de empregos, geração de mais impostos, que permite distribuição de mais benefícios (saúde, educação, segurança etc.) para o povo, se constituindo num ciclo.
benefícios : geração de lucro, desenvolvimento de empresas, crescimento do sistema capitalista. malefícios: as pessoas se tornam fantoches, onde suas necessidades básicas vão se resumindo em consumir...
Otimização do crédito: com planejamento, você otimiza o uso do crédito, reduzindo o pagamento de juros, evita o pagamento de multas por falta de organização e tem maior capacidade de poupar. Quem poupa pode receber rendimentos e se beneficiar dos juros trabalhando a seu favor.
Como já falamos, planejar não é restringir. Então, consumir de forma planejada e consciente não significa limitar gastos ou parar de comprar. ... Quando você opta por fazer um consumo planejado quer dizer que está pronta para consumir mais, por meio da potencialização do dinheiro, e melhor, pela eliminação de desperdícios.
Diminuir o impacto negativo da atividade humana sobre o meio ambiente (extrativismo, agropecuária, urbanização, indústria, serviços, lixo), melhorar a qualidade de vida e do bem-estar da sociedade e usar o dinheiro e o crédito em seu favor e, ao mesmo tempo, em favor da sociedade e do meio ambiente.
São atitudes conscientes, por exemplo, evitar o desperdício de água e escolher não adquirir um produto supérfluo. É válido ressaltar que consumir de maneira consciente não envolve apenas a escolha entre comprar ou não algo que você deseja.
As características de um consumidor consciente são o uso da razão acima do desejo pelo consumo; pois essa pessoa sabe a diferença entre vontade e necessidade, priorizando suas reais necessidades. Ele sempre reflete antes de fazer uma compra.
2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
4 dicas para se tornar um consumidor consciente
Para você se tornar um consumidor consciente precisa começar a praticar os 3Rs ( reduzir, reutilizar e reciclar). Explicação: Ao comprar um produto, o consumidor sabe que seu comportamento tem um impacto na sociedade através do seu comportamento de consumo.
é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.
Consumo Consciente é o ato de adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais de forma a não exceder as necessidades. Além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente.
O consumo consciente visa garantir que o planeta não se torne um lugar desagradável,com algumas atitudes que poderão mudar isso: procurar produtos com menos embalagem; não desperdiçar nem água e nem alimento; desligar a TV e a torneira quando não estão sendo ocupados,entre outras.
O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...
7 ações de consumo consciente para a Semana do Meio Ambiente
Ações individuais e coletivas para salvar a Humanidade
8 dicas para praticar o consumo consciente em casa
Resposta: Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível.