Palavras e frases para começar uma redação de qualquer tema
Confere só:
Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo
Como começar uma redação dissertativa
Isso porque a redação deve ser objetiva e impessoal. Ao utilizar frases como “eu acho” ou “na minha opinião” em seu texto, demonstra aos corretores que sua posição não está embasada em argumentos sólidos. “No Enem, a primeira pessoa só pode ser usada em casos de citação e sempre utilizando aspas.
Usando a 1ª pessoa, quem escreve corre o risco de falar mais de si mesmo e menos do tema, o que por sua vez o leva a um registro mais informal da língua, inadequado para situações formais tais como redação escolar e redação de concurso.
Narrativa em primeira pessoa é um enfoque da literatura em que a história é narrada por um personagem de cada vez, falando sobre e si mesmo.
Já a Dissertação Argumentativa (sobretudo) se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”, explica Simone. Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.
Não! Existe a primeira pessoal do plural e a do singular. Porém, não use “eu acho” ou “eu quero”, por exemplo. Opte pela primeira pessoa do plural — devemos, buscamos, queremos.
Não tem problema! Não é coloquialismo e nem caracteriza vício de linguagem ou qualquer problema de escrita, desde que faça referência a um termo anterior.
O que não fazer em uma redação do Enem?
Esta é a nossa lista do que não fazer em uma redação dissertativa argumentativa (Veja nosso guia completo sobre o assunto):
7 erros que devem ser evitados na Redação do Enem
O que não é permitido fazer durante a prova do Enem?
O que é preciso levar para o Enem 2021 Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Não leve cópia simples, autenticada ou documento sem foto.
Recusar-se, injustificadamente, a qualquer momento, a: ter os artigos religiosos, como burca, quipá e outros, vistoriados pelo coordenador; ser submetido a revista eletrônica; ser submetido a coleta de dado biométrico; ter objetos vistoriados eletronicamente e ter o lanche vistoriado pelo aplicador.
Regras
Dicas importantes É permitido levar potes de comida (com frutas cortadas ou sanduíches, por exemplo), desde que sejam transparentes; O mesmo vale para garrafas de água: são permitidas apenas embalagens transparentes; ... Alimentos como amendoim, salgadinhos, chocolates e frutas podem deixar as mãos sujas ou engorduradas.
Isso mesmo! Segundo o edital oficial do Enem 2020, é preciso que todos os participantes levem no dia da prova um documento de identidade oficial com foto para confirmar sua identificação e ter acesso à sala em que farão a prova.
Cartão de confirmação Enem: é necessário imprimir e levar no dia da prova? Apesar do Inep não exigir a presença desse documento no dia da prova, o órgão recomenda levá-lo, pois nele há informações importantes como o número de inscrição do Enem, datas, horários e local de prova e opção de língua estrangeira escolhida.
É obrigatório levar o cartão de confirmação no dia da prova? Não. No dia da prova o único documento necessário é uma identificação oficial original, recente e com foto (de preferência carteira de identidade ou de habilitação). Mas a gente recomenda que o candidato guarde consigo o cartão e leve no dia da prova.
Original ou fotocópia autenticada, nítida e sem emendas ou rasuras: da Certidão de Nascimento, no caso de ser solteiro(a) ou viver em união estável; ou da Certidão de Casamento; ou do Certificado de Naturalização, no caso de ser brasileiro naturalizado; Comprovante da residência atual (opcional);
O recomendado é levar duas canetas, caso uma delas não funcione na hora. É obrigatória a apresentação de um documento oficial de identidade. Sem o documento, o candidato não poderá realizar a prova. São aceitos RG, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Como acessar o cartão de confirmação do Enem