Os Procedimentos Metodológicos correspondem a todo conjunto de tomada de decisões e ações quanto à escolha das técnicas de pesquisa e método para o desenvolvimento de um trabalho científico. Por isso também chamado de Percurso Metodológico.
A seção intitulada metodologia tem como objetivo descrever o tipo de pesquisa realizada em seu trabalho de conclusão. Nessa etapa, expõe-se a descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação, etc.
10 procedimentos técnicos que você pode utilizar na sua pesquisa
Metodologia Científica é o estudo dos métodos que devem ser seguidos, em ordem cronológica, para que um pesquisador realize um trabalho acadêmico bem estruturado e de qualidade.
A Metodologia científica é uma disciplina que faz parte do currículo dos cursos de graduação, com o objetivo de auxiliar na elaboração de um trabalho científico. É uma ferramenta de fundamental importância para o conhecimento dos métodos que são empregados na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.
Portanto, a cada ramo específico do conhecimento corresponde uma metodologia de ensino. O conhecimento do real, o método filosófico como lógica do conhecimento, é que vai determinar tanto a construção da ciência como a apropriação deste saber científico.
Assim pode-se dizer que ciência é o ato de refletir, é a busca de ordem, para saber como os fenômenos se comportam e também é um corpo com conhecimentos sistematizados via observação, pesquisas e explicações de determinados fenômenos, formulando racionalmente e metodicamente.
O que é o método científico O método científico é, basicamente, um conjunto de regras para se realizar uma experiência, com o objetivo de produzir um novo conhecimento, além de corrigir conhecimentos pré-existentes.
Significa que para ele a palavra "ciência" é um método, isto é, método científico, o qual hoje é usado pelos cientistas. O método científico é fundamentado pelo pensamento lógico-dedutivo e pelos criterios para achar a verdade de Rene Descartes. A ciência é a ação em busca da verdade por meio da linguagem matemática.
As ciências humanas visam o estudo do homem considerando seus aspectos sociais, políticos, econômicos, psicológicos, históricos, etc. Essas ciências não aceitam métodos ou técnicas rígidas e rigorosas, nem receitas de aplicação imediata que garantam a obtenção de resultados objetivos e exatos.
As Ciências Humanas têm como objeto de estudo o homem, tanto como indivíduo quanto nas suas relações sociais. Portanto, a área abrange as profissões e os cursos relacionados aos aspectos primários do ser humano. Mas se engana quem pensa que é só estudar teorias!
O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência; O conhecimento filosófico nasce a partir das reflexões que o ser humano faz sobre questões subjetivas; O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.
Conhecimento científico, teológico e filosófico.
Tipos de Conhecimento
As tais duas fontes de conhecimento são a sensação e a reflexão. À medida que os sentidos se familiarizam com objetos sensíveis, particulares e externos, eles encaminha ao entendimento várias impressões das coisas, como as ideias de amarelo, de frio e de doce.
Constituem fonte primária os documentos adquiridos pelo próprio autor da pesquisa. ... Um objeto histórico que não teve nenhum tipo de contato anterior também é considerado uma fonte primária. Para isso ele deve ter sido uma fonte em primeira mão sobre passado, por exemplo, pergaminhos, artefatos e etc.