Mesmo que o médico indique a sibutramina para a perda de peso, este medicamento deve ser suspenso caso ocorra:
O temido efeito sanfona, como todos dizem, costuma ocorrer após uma dieta restritiva que resulta em emagrecimento rápido, e em seguida, acontece o efeito rebote, onde o indivíduo volta à antiga forma ou ganhar ainda mais peso.
Por isso desconfie de dietas que prometem perda de peso muito rápida, orientam o consumo de um único tipo de nutriente ou que ainda proíbam o consumo de outro, porque elas podem levar a um ganho de peso posterior, muitas vezes maior do que o perdido durante a dieta (o chamado "efeito rebote").
O mais indicado é que você coma porções pequenas de alimentos como frutas, castanhas, carboidratos integrais, enfim, alimentos mais saudáveis e menos calóricos. Definitivamente o caminho mais recomendado para pôr um fim no efeito sanfona é a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos.
O efeito sanfona ocorre basicamente quando o indivíduo opta por um novo estilo de vida muito diferente do que possuía anteriormente, sem planejamento para sustentar esse novo padrão. Isso é comum, por exemplo, em dietas muito restritivas, que prometem - e até chegam a cumprir - a perda de peso com muita rapidez.
O Efeito Sanfona é o resultado de dietas muito radicais, em que os quilos perdidos, constituídos basicamente de líquidos, são recuperados com facilidade. Essas dietas restritivas fazem com que o cérebro interprete a eliminação de peso como uma ameaça ao organismo.