Se o hedonismo psicológico fundamenta a ideia utilitarista, esses pensadores propõem um hedonismo ético. Em outras palavras, os utilitaristas propuseram que as ações humanas – incluindo aquelas dos governantes – devem ser guiadas pelo princípio de utilidade.
O utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada. “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.
substantivo feminino [Jurídico] Antecedentes da vida de uma pessoa que normalmente são investigados no âmbito de um processo policial, judicial ou administrativo: não houve nenhum crime cometido por ele durante seu exercício funcional, político e vida pregressa.
adjetivo Que é antecedente, anterior; que ocorreu antes; precedente: época pregressa.
Utopia descreve uma república imaginária governada pela razão e tem como objetivo contrastar com a realidade cheia de conflitos da política europeia da época. O livro Utopia, na verdade, remonta a uma ilha imaginária em temas considerados atuais até hoje, como a paz, guerra, finanças, poder, colonização e economia.
Utopia platônica: a desigualdade planejada A idealização de Platão, desse modo, aponta para uma possível igualdade primordial na repartição de bens, mas para uma bem calculada desigualdade no que se refere ao direito ao poder e ao saber.
Sim, existe o platônico, o correspondido, o doentio, o desesperador.. Mas o utópico é aquele entre duas pessoas, e duas pessoas que se amam de verdade. É aquela incrível vontade de ficar junto, como se nada mais no universo tivesse a menor importância.
Que se refere a uma ideia irrealizável: 1 irrealizável, impossível, utopista, utopístico, ilusório, fictício, vão. Que é fruto da imaginação: 2 imaginário, quimérico, fantasioso, irreal, ideal, fantástico, fabuloso.