Assim, é possível prevenir doenças ocupacionais, como a LER (lesão por esforço repetitivo) e o DORT (distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho). Além disso, a ginástica laboral previne o sedentarismo e aumenta a consciência corporal, pois melhora a flexibilidade, a coordenação e a resistência física.
GINÁSTICA FORMATIVA A ginástica formativa é aquela que auxilia o desenvolvimento corporal. Propõe movimentos que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a coordenação.
A ginástica deveria ser trabalhada no contexto escolar, pois dentro da Educação Física ela é importante para o aluno, seja no aspecto motor, social, cognitivo e até mesmo afetivo. O fato da ginástica abranger todos os músculos do aluno, faz com que ele adquira uma maior flexibilidade, equilíbrio e força muscular.
Ginástica
As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.
A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.
Ginástica Olímpica