Atualmente podemos classificar as gimnospermas em quatro divisões principais: Coniferophyta, Cycadophyta, Gnetophyta e Ginkgophyta. Entre essas divisões, a que mais se destaca é a Coniferophyta, grupo também chamado de coníferas e que inclui plantas como pinheiros e ciprestes.
Por meio das gimnospermas, pela primeira vez na história evolutiva das plantas, aparecem a semente e a flor. As flores desses vegetais são chamadas de estróbilos ou pinhas e são polinizadas pelo vento.
oosfera
Estruturas reprodutivas As gimnospermas possuem folhas modificadas com função reprodutiva, as esporófilas, nas quais se encontram os esporângios e se formam as sementes após a fecundação. Geralmente, essas folhas são encontradas unidas formando uma estrutura denominada estróbilo ou cone.
Rizóides – são filamentos que fixam a planta ao ambiente e absorvem água e sais minerais; Cauloides – é uma haste pequena de onde parte os filoides; Filóides – são estruturas clorofiladas.
Conjunto de flores unissexuadas presentes nas plantas gymnospermas. Os estróbilos femininos, após a fertilização e formação das sementes, crescem e são ditos: pinhas (aglomerados de sementes). Palavras-chave: fanerógamas, cones, inflorescências, pinha.
Os tubos polínicos agem como condutos para transportar as células do gâmeta masculino do grão de pólen, seja do estigma (em planta com flor) para os óvulos na base do pistilo ou diretamente através do tecido do óvulo em alguns gimnospermas.
Na Botânica, o tubo polínico é uma extensão na forma de tubo que os grãos de pólen emitem após o desembarque nos estigmas das flores e atua como um transporte de gametas masculinos do grão de pólen para o óvulo.
O tubo polínico é um crescimento celular do grão de pólen em direção ao óvulo, que possibilita a fecundação nas plantas espermatófitas. Gimnosperma e angiosperma apresentam tubo polínico.
O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.
O grão de pólen ou também denominado de micrósporo, representa a estrutura reprodutiva masculina das plantas fanerógamas, e são produzidos por meiose no microsporângio. ... No interior de um grão de pólen localiza-se um gametófito masculino (microprótalo) imaturo.
Estróbio
O néctar é a fonte de carboidratos, o pólen é a fonte de proteínas, minerais e lipídeos. Sem ele, o enxame não se desenvolve. Em poucos dias, três, quatro dias, ele pode definhar e morrer”, explica Lídia Barreto, do Centro de Estudos Apícolas da UNITAU.
Você pode armazenar o pólen na geladeira, mas o melhor é usar pólen fresco. O pólen armazenado na geladeira ou freezer em uma embalagem impermeável dura até 30 dias, sem nenhum problema. Pode levar muitas semanas até que as fêmeas comecem a polinizar. Colocar uma toalha na embalagem pode ajudar a absorver a umidade.
E como as abelhas fazem a polinização? Ao pousar de flor em flor, elas usam os muitos pelos que possuem em seu corpo para coletar o seu pólen, o qual elas transportam depois para outras flores. Isso torna esses insetos importantes polinizadores.
Etapas de processamento do pólen: