Principais legumes
As verduras são aquelas em que a parte comestível são as folhas, as flores ou as hastes, como é o caso da alface, do repolho ou da couve, por exemplo. Já os legumes são aqueles em que a parte comestível são frutos ou sementes, como acontece com o feijão, a lentilha, o arroz, o pimentão, a laranja e a abobrinha.
Tomate
Nativo da América, o tomateiro é uma planta perene, mas em climas temperados, ela cresce, todavia pode durar menos tempo, pois às vezes, morre por causa do frio. Portanto, quanto mais quente e seco o clima for na sua região, maiores as chances de que o seu tomateiro dure por mais de um ano.
Apesar de ser popular na Itália, o tomate não é originário da Europa, e sim das Américas. De acordo com o pesquisador da Embrapa, "o tomateiro é nativo da região Andina, englobando o Peru, Norte do Chile, Equador (incluindo as Ilhas Galapagos)".
Para ocorrer a fecundação, os grãos de pólen de uma flor são normalmente levados até o estigma de outra flor. Esta transferência do pólen é feita normalmente por animais e é chamada de polinização. Nas flores do tomateiro, os grãos de pólen são produzidos em anteras fechadas que se abrem somente por um poro.
Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.
Como muitas plantas, os tomates são sensíveis às diferenças extremas de temperatura. ... Se o pé de tomate floresceu e passou por quatro noites de temperaturas muito baixas, as flores cairão. Temperaturas noturnas acima de 23ºC possuem o mesmo efeito nas flores.
A causa principal de queda das flores do jilozeiro é a adubação desequilibrada, principalmente devido à deficiência de boro.
Isso ocorre normalmente quando se acaba de fazer uma adubação rica em nitrogênio e nesse caso as flores que se formam em seguida não vingam.
o inverno, por exemplo), onde pode ocorrer a queda de flores e frutinhos. fornecer água em excesso; e fazer rotação de culturas com gramíneas (por cerca de 3 anos). 2- Antracnose (Colletotrichum gloesporioides): ocasiona danos mais agravados nos frutos caracterizados por lesões pardas e deprimidas.