Preste atenção, a Via Endovenosa (EV) é também chamada de Intravenosa (IV)
A administração pela via tópica ou cutânea consiste na aplicação de medicamento sobre a superfície cutânea ou mucosa, sendo absorvida pela camada epidérmica para dentro da derme.
A absorção cutânea pressupõe assim a penetração duma substância do meio exterior, através da pele, para o interior do organismo. Mas esta absorção depende não só da natureza das substâncias que pretendemos introduzir no organismo, como também do suporte em que vão dissolvidas.
Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.
Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.
Consiste na aplicação de colírios e pomadas oftálmicas nos olhos. Prevenir, proteger, aliviar sintomas e tratar; • Anestesiar o olho para intervenções; • Auxiliar na investigação diagnóstica; • Lubrificar os olhos; • Evitar ulceração da córnea; • Provocar dilatação da pupila (midríase) ou constricção da pupila (miose).