No Senso Comum, a cultura representa o conjunto de saberes que é passado de geração em geração. ... No campo da Antropologia, a Cultura representa um conjunto de hábitos e costumes que são praticados em cada grupo social. Em uma cultura, os valores "certo" ou "errado" são essenciais para formação da Moral. Até breve!
A psicologia se baseia em ciência, compreensão teórica e pesquisas, mas o senso comum se baseia na experiência e raciocínio. Esta é a principal diferença entre as duas palavras.
Resposta. Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. ... No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”. .
O senso comum e a filosofia se distanciam pelo fato de que ambos tem conceitos totalmente diferentes. O senso comum é aquele onde todos nós pensamos iguais, não temos opinião crítica e muito menos única, é aquilo que todos pensam e acham.
Resposta: A filosofia pode superar o senso comum instigando os indivíduos a conhecerem a si mesmos e a sociedade que os rodeiam investigando as coisas ao seu redor e se valendo de outros conhecimentos, como o científico por exemplo.
São duas formas de conhecimento bastante distintas, tendo em vista que, enquanto o conhecimento científico apoia-se na experimentação dos fenômenos para a verificação da verdade, o senso comum toma frequentemente como base as crenças e os hábitos de um determinado povo ou de uma determinada sociedade.
O senso comum é conhecido como conhecimento popular, enquanto o conhecimento científico é tratado como ciência.
A diferença é que o senso comum tem base empírica, está pronto, é prático, é a solução para resolver problemas já conhecidos enquanto que o pensamento filosófico questiona sempre, a filosofia não é a mera opinião ou gostos pessoais.
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, muitas vezes sem bases, sem fatos. Conhecimento Científico é informação das coisas com análises cientificamente comprovados.
a ciência é todo conhecimento adquirido através do estudo ou da pratica, baseado em princípios certos. Já o senso comum é uma conhecimento popular com uma hipótese formada pelo pensamento ou observação de um fato por um individuo sem bases concretas.
A Filosofia nasce, como pensamento reflexivo, da ambiguidade do senso comum. Se o senso comum fosse constituído somente pela sua maneira inflexível e dogmática de ver o mundo, não haveria filosofia. Ao nascer do espanto, a filosofia pressupõe a capacidade humana de ver as coisas de diferentes pontos de vista.
Note que o senso comum também não pode ser filosofia, pois ele é composto por um conhecimento não refletido, isto é, livre de um senso crítico. ... Dessa maneira, os filósofos acabam utilizando o termo senso comum para procurar explicar as interpretações que a galera tem sobre a realidade à sua volta.