Os tubos BD Vacutainer® Fluoreto/EDTA são utilizados para dosagem de glicose e lactato no plasma. Possuem Fluoreto de Sódio como inibidor glicolítico e o anticoagulante EDTA, que preserva a morfologia celular mantendo a qualidade da amostra.
Coleta de sangue a vácuo
Fluoreto de sódio: similar ao citrato, sendo recomendado especificamente para a dosagem de glicose e/ou lactato, pois inibe o processo de glicólise que ocorre nas hemácias, mantendo os níveis in vitro destes metabólitos por mais tempo.
O glicose, plasma (fluoreto) é um dos procedimentos utilizados para quantificar os índices glicêmicos na corrente sanguínea. Devido à má absorção ou produção ineficaz da insulina, hormônio que regula a glicose, as taxas de açúcar no sangue ficam instáveis.
Teste de glicemia plasmática em jejum: mede a glicose no sangue após pelo menos 8 horas de jejum. Este teste é usado para detectar diabetes ou pré-diabetes.
A glicemia é o termo que se refere à quantidade de glicose, mais conhecido como açúcar, no sangue que chega através da ingestão dos alimentos que contém carboidratos, como bolo, massas e pães, por exemplo.
Valores de referência de glicemia Glicemia de jejum normal: inferior a 99 mg/dL; Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL; Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL; Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.
A glicose, antes do café da manhã deve estar entre 70mg/dL e 99mg/dL. No entanto, após o café, o resultado do teste deve ser de até 140mg/dL. Quando os valores forem superiores, recomenda-se fazer um novo exame em dia diferente.