Durante os séculos XV e XVI, exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo oceano Atlântico e também pelo Pacífico e Índico dando início à chamada Era das Navegações e Descobrimentos Marítimos. ...
As principais conquistas portuguesas durante as Grandes Navegações foram as suas possessões coloniais na América do Sul, arquipélagos na costa da África e da Europa, territórios na Ásia e na África. Na América do Sul conquistaram o território que viria a ser o Brasil, a maior de suas colônias.
As conquistas marítimas espanholas: - Em 12 de outubro de 1492 , a expedição marítima comandada por Cristovão Colombo chega à América. -Em 1499 , a expedição comandada pelo navegador espanhol Alonso alcançou o foz do rio Orinoco e chegou a ilha de Margueritta (atual Venezuela).
Resposta. Ocorreu o surgimento da divisão do trabalho e o processo de alienação em que 1 trabalhador se responsabiliza por apenas uma parte da produção, nao conhecendo o produto final.
Afluxo de riquezas, metais preciosos e novos produtos para a Europa, proveniente do comércio e da exploração colonial. Formação de impérios coloniais, onde foram implantados estruturas econômicas e sociais voltadas para atender aos interesses e necessidades do capitalismo nascente nas metrópoles européias.
Os países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações (e dos Descobrimentos) foram Espanha, Portugal e Inglaterra, com uma participação menor, mas também importante, de Holanda e França.
As consequências da exploração europeia e da era dos descobrimentos foram o fortalecimento dos estados modernos europeus, o surgimento do neocolonialismo e posteriormente do Imperialismo e Neocolonialismo, além da futura independência das ex-colônias.
Resposta: Eles acreditavam que a Terra era plana e que os oceanos eram habitados por monstros gigantescos, e que a qualquer momento seus navios iriam chegar na borda do mundo e cair em um abismo.
Resposta. Resposta: Explicação: As viagens marítimas no século XXI, século no qual vivemos hoje, são bem mais seguras, confortáveis, rápidas e divertidas que aquelas executadas nos séculos XIV e XV.
Caravelas eram as embarcações usadas pelos portugueses na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos. As caravelas eram embarcações (navios), de formato alongado, típicas da época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI).
As canoas são consideradas as primeiras embarcações utilizadas para o transporte de pessoas e de carga. Aproveitando a correnteza da água ou usando remos, os navegadores moviam as canoas, percorrendo pequenas distâncias. Com o tempo, foram inventados os barcos a vela, que se moviam impulsionados pela força do vento.
A principal inovação do período das grandes navegações foi o uso de caravelas, um tipo de embarcação pouco utilizada para explorações. A caravela era um barco pesqueiro, utilizado principalmente ao longo da costa da Europa, mas que também podia ser utilizado em alto mar.
Em geral, utilizavam chalupas, barcos leves de apenas um mastro projetadas para tirar proveito máximo do vento – também foram usados bergantins, que eram mais pesados, mas tinham mais canhões. Embarcações de grande porte eram bem raras e, em geral, adaptadas de navios negreiros.
O navio mais antigo do mundo praticamente intacto está no fundo do mar Negro. Tem 23 metros de comprimento e mais de 2400 anos. Os arqueólogos acreditam que é grego e foi encontrado a 1,6 km de profundidade. Projecto que o identificou localizou 60 embarcações desde 2015.
Os primeiros barcos conhecidos datam do Período Neolítico, há cerca de 10.
Quais os tipos de navios de carga existentes?
Navios destinados ao transporte de carga homogénea, a granel (não unitizada), com carga/descarga vertical através de escotilhas de grandes dimensões. Os graneleiros têm a sua origem remota nos navios de carga a granel que surgiram nos Grandes Lagos dos EUA para o transporte de minério de ferro.