O implante dentário é um dispositivo altamente tecnológico, formado por duas partes: um pino de titânio, que tem o papel de raiz do dente e é fixado no osso da mandíbula ou maxilar; e a prótese ou coroa, que funciona como o dente artificial.
COMO PARTE DO GRUPO 2, TEMOS OS SEGUINTES COMPONENTES: - Abutment ou pilar, também chamados de munhão: É um componente intermediário metálico, que é aparafusado ao implante, em sua plataforma, e tem a função de reter a prótese. O pilar pode ser reto ou com angulações, para prótese definitiva e provisória, cimentada.
Osteointegração ou osseointegração é a união estável e funcional entre o osso e uma superfície de titânio. Este fenômeno ocorre após a inserção de peça em titânio dentro do osso e a migração das células ósseas para a superfície deste metal.
Por último, osteocondução é o processo em que os canalículos do osso transplantado agem como um guia para o crescimento de pontes de osteoblastos do tecido ósseo novo, proveniente do hospedeiro. Grande número de enxertos homólogos e substitutos ósseos são exclusivamente osteocondutivos(4).
Independente do tipo de implante (unitário, 2×3, overdenture ou completo), a colocação é feita no mesmo dia e a cirurgia dura cerca de 1 hora./span>
Veja abaixo.