São os esforços mecânicos:
AS CARGAS QUE ATUAM SOBRE O CORPO HUMANO SÃO: TENSÃO (TRAÇÃO), COMPRESSÃO, FLEXÃO (INCLINAÇÃO), CISALHAMENTO, TORÇÃO E FORÇAS COMBINADAS. TENSÃO: É UMA FORÇA DE TRAÇÃO QUE CRIA TENSÃO NO OBJETO SOBRE O QUAL É APLICADA.
Insuficiência ativa – incapacidade de contração muscular. Insuficiência passiva – músculo não pode mais ser alongado. retofemoral e ↓ insuficiência passiva e coativação isquiotibiais.
O componente que se mantém paralelo com as superfícies de contato é conhecido como força de cisalhamento, ou de deslocamento, se ela está pronta para causar movimento entre as duas superfícies.
A relação comprimento-tensão é uma relação direta entre o comprimento do músculo e a tensão que ele é capaz de desenvolver. De acordo com esta relação, há um comprimento ótimo no qual o músculo é capaz de gerar uma tensão máxima.
Estes três tipos são: contração isometrica (metria = comprimento; iso = igual ou constante), contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; iso = igual ou constante).