Como essas células não possuem uma superfície basal, alguns autores denominam a lâmina basal de lâmina externa. As superfícies apical ou basolateral de muitas células epiteliais são modificadas para o melhor desempenho da sua função. São evaginações da superfície apical da célula que aumentam a superfície de absorção.
O desmossomo é um tipo de especialização da membrana plasmática. A sua função é manter as células unidas umas às outras. O termo desmossomo deriva do grego desmos "ligação" e somatos "corpo". As células do tecido epitelial unem-se através de especializações da membrana, chamadas de junções celulares.
Célula adjacente é uma célula que está do lado, colada, a outra. Por exemplo, a célula A1 tem como células adjacentes as células B1 (ao lado direito) e a célula A2 (abaixo). ... Por exemplo a Célula C9 é não adjacente da célula C11 pois tem uma célula no meio.
As zônulas de oclusão atuam fusionando as membranas plasmáticas da célula, vedando o espaço intercelular.
Permeabilidade celular A membrana plasmática mantém o equilíbrio do ambiente interno à célula, separando o conteúdo celular do meio externo. ... É chamada de permeabilidade seletiva ou semipermeabilidade essa capacidade de escolher o que entra e o que sai da célula.
As estruturas de adesão são inúmeras, mas as principais são os desmossomos, zônulas de adesão, zônulas de oclusão, interdigitação e hemidesmossomos. ... As zônulas de oclusão ocorrem para evitar o transito paracelular de moléculas. Assim, aumentam a seletividade de tecidos epiteliais, como o epitélio absortivo intestinal.