Preconceito linguístico no Brasil A diversidade regional ao longo da História do Brasil ocasionou áreas mais ricas e industrializadas, e outras em retrocesso econômico. Em razão disso, existe a estigmatização das variantes faladas pelas pessoas das regiões mais empobrecidas, como a região Nordeste e a região Norte.
nordeste
Preconceito linguístico é uma forma de discriminação social que consiste em julgar o indivíduo pela forma como ele se comunica, seja oralmente, seja por escrito. O parâmetro desse julgamento é a chamada norma culta: quanto mais distante dela, mais criticado (e rebaixado) é o falante.
Os elementos que atuam como indicadores de argumentação são denominamos de modalizadores discursivos. Eles são os encarregados de evidenciar o ponto de vista assumido pelo falante e assegurar o modo como ele elabora o discurso.
Os modos discursivos fazem referência às diferentes formas de se organizar uma determinada produção textual. Dentre os modos discursivos, podemos destacar: dissertação - os seguintes elementos são trabalhados de forma lógica: introdução, desenvolvimento e conclusão.