Sathia e Sekar (2012) relatam que a degradação dos mangues aumenta a mortandade de peixes, reduz a purificação da água e eleva a salinidade dos solos costeiros. Essas alterações em florestas de mangues causam instabilidades da biodiversidade, do meio físico e por consequência do microclima (Galvani e de Lima, 2011).
Podemos constatar que os maiores impactos são causados pelo mergulho, a pesca seletiva, o lixo, a ancoragem de barcos diretamente sobre os recifes, a alimentação artificial de peixes, pisoteio, derramamento de óleo além do branqueamento devido a mudanças climáticas.
Ele é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.
Resposta. Resposta: com a ausência dos manguezais a vida marinha entrará em desequilíbrio ,pois os manguezais são importantes para manter a Manutenção e a vida marinha. E com a ausência das restingas aconteceria as erosões pois ela e tem um papel importante de fixar areias e dunas .
Significado de Restinga substantivo feminino Banco de areia ou de pedra em alto-mar. Baixio nas costas marítimas e que entra pelo mar.
A restinga é uma faixa arenosa litorânea, resultante do movimento das águas, que acompanha a linha da costa e que pode fechar reentrâncias do litoral, dando origem a lagoas costeiras. Localizam-se na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
O bioma Cerrado é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
A palavra Cerrado tem origem no Espanhol significando “fechado”. Ela vem tentar traduzir a característica geral do bioma, de uma vegetação densa de arbustos e gramíneas, com árvores baixas e tortuosas que ali ocorrem.