Tal resultado não é pura coincidência: esse tipo de problema pode ser agravado devido à exposição ao frio, como aponta o pneumologista Rodrigo Athanazio: “O ar frio está associado ao ressecamento das vias aéreas, ao aumento da inflamação e a maior chance de ocorrência de fechamento dos brônquios.” Segundo o médico, ...
Ele explica que o aparelho seca o ambiente para que o ar seja gelado. Por isso, pode afetar quem tem doenças respiratórias. “A umidade muito baixa irrita as vias aéreas. Então, quem tem asma e bronquite crônica, por exemplo, pode ter alguma crise”, esclarece Fiss.
Pessoas alérgicas, com rinite, asma, bronquite e com tendência para ter dermatite atópica (doença de pele crônica e inflamatória), estão mais sujeitas aos danos causados pelo uso do ventilador.
“O uso dos ventiladores não é contraindicado se ele não for direcionado diretamente para a criança. Se estiver a uma distância de dois metros do pequeno e direcionado para cima ou para a parede, o ventilador pode, sim, ser usado. Já o ar condicionado não é recomendado.
28 Kwh
Um dos efeitos facilmente percebidos ao dormir com o ventilador ligado é a sensação de boca seca e garganta arranhando. Isso ocorre porque o ventilador torna o ar muito seco e, consequentemente, resseca as vias respiratórias, como a boca e a traqueia.
Resposta. Isso pode ser alergia ou rinite alérgica. As pás do ventilador ajuntam poeira e são expelidas no movimento de rotação da hélice. Por isso é necessário se fazer de 3 em 3 dias a limpeza nas hélices.