Linfócitos B Neste estágio, este tipo celular apresenta citoplasma característico de células secretoras, rico em retículo endoplasmático e complexo de Golgi. Além da produção de anticorpos, as células B também são responsáveis pela apresentação de antígenos para as células T.
Resposta. Linfócito B ou célula B é um tipo delinfócito que constitui o sistema imune. Ele tem um importante papel na imunidade humoral e é um essencial componente do Sistema imune adaptativo. A principal funçãodas células B é a produção de anticorpos contra antígenos.
Os tipos de linfócitos que existe são os T, os B e os NK, também conhecidos como células natural killer.
Características dos linfócitos Os linfócitos apresentam um núcleo grande e esférico, surgem inicialmente na medula óssea e são responsáveis pela resposta imunitária do organismo. Alguns migram para o timo e diferenciam-se em células T, e os que permanecem e amadurecem na medula diferenciam-se em células B.
Alergia pode ser definida como um tipo de reação imunológica do organismo quando em contato com substâncias estranhas, também chamadas antígenos ou alérgenos. Os linfócitos são as células mais importantes do sistema imunológico humano, as quais tem a capacidade de reconhecer e agir contra substâncias estranhas.
Exames simples como o hemograma completo podem sugerir alergia quando há aumento de eosinófilos (células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo). A dosagem da Imunoglobulina E total pode ser feita em pacientes com história de rinite, asma e dermatite atópica.
Outro problema que leva a pessoa a apresentar alergia ao próprio sangue é conhecida como púrpura trombocitopênica imune, que acontece quando as defesas produzidas pelo organismo atacam as plaquetas no sangue. As plaquetas são células sanguíneas também conhecidas como trombócitos que são produzidas na medula óssea.
A alergia é uma resposta exagerada do sistema imune a um determinado antígeno, nesse caso, denominado de alérgeno. Essa hipersensibilidade, que pode ser mediada por anticorpos ou por células, atinge pessoas de qualquer faixa etária e apresenta base genética.
A alergia na pele pode ter diferentes causas como alergia ao desodorante, a medicamentos, a alimentos, ao sol, a picadas de insetos ou mesmo ao alergia ao protetor solar, e o seu tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, indicados pelo ...