Enquanto a potenciação é uma multiplicação na qual todos os fatores são iguais, a radiciação procura descobrir que fatores são esses, dando o resultado dessa multiplicação. Exemplos: Não pare agora...
* A quantidade de pessoas para executar uma tarefa e o tempo para executá-la Duração de um jogo de futebol e o número de gols. Número de erros em uma prova e a nota obtida. Distância percorrida e combustível gasto para percorrê-la. Velocidade média de um veículo e o tempo gasto para chegar em determinado lugar.
Tem mais depois da publicidade ;) 1ª propriedade: Se o radical possuir índice igual ao expoente do radicando, a raiz será igual à base do radicando. Podemos afirmar que essa propriedade será válida sempre que n for um número natural e a for um número real não negativo.
Resposta: A radiciação tem como termos o ÍNDICE, O RADICANDO, O RADICAL E A RAIZ QUE É O RESULTADO FINAL DA RAIZ QUADRADA.
As potências possuem inúmeras aplicações no cotidiano, os cálculos envolvendo juros compostos são desenvolvidos baseados na potenciação das taxas de juros, a função exponencial também é um exemplo onde utilizamos potências, a notação científica utiliza potências no intuito de representar números muito grandes ou ...
Uma importante aplicação de potenciação é a notação científica, usada para expressar valores muito grandes ou muito pequenos. A notação é usada por cientistas, como astrônomos, físicos, biólogos, químicos entre outros. 0,00012, pode ser representado por 1,2 * 10-4.
Ela é muito utilizada na astronomia, na física e na química pois podemos representar números de moléculas, de átomos, distância entre corpos no espaço, entre outras medidas. Vejamos por exemplo, como seria o número 1 trilhão em notação científica. A notação científica é sempre baseada em potências de 10.
Em acidentes de trânsito é comum ver no asfalto as marcas dos pneus. Suponha que um motorista que estava em alta velocidade se assustou ao ver um pedestre que atravessava a rua e automaticamente pisou fundo no freio, o que deixou marcas no chão. ... Onde d é o comprimento das marcas do pneu no asfalto.
O conceito foi criado por matemáticos árabes. Eles imaginavam um número, por exemplo 25, e diziam que ele havia crescido de uma "raiz quadrada" com área igual a 25. Era preciso, então, "extrair a raiz" e perceber que cada lado do quadrado media 5. A ideia foi adotada por matemáticos europeus no fim da Idade Média.
Aqui estão alguns símbolos matemáticos.
Racionalização de Denominadores com uma Raiz Quadrada
( ) Quando o denominador é uma raiz quadrada, multiplicam-se os termos da fração pelo próprio radical. ... ( ) Quando o denominador é uma soma ou diferença de dois termos, em que um deles, ou ambos, são radicais do segundo grau, devemos multiplicar pelo conjugado.
A racionalização de denominadores é um processo utilizado para eliminar os radicais dos denominadores das frações sem alterar o valor inicial das frações como um todo. Ao racionalizar um denominador, transformamos o seu valor irracional em um valor racional.