Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
O termo amaurose fugaz é utilizado para descrever uma perda visual transitória. Em adultos, em grande parte dos casos, a amaurose é resultado de uma oclusão ou estenose na circulação da artéria carótida interna.
Quando o gel vítreo puxa a retina, você pode ver o que parecem com luzes piscando ou faixas de raios chamados de flashes . Você pode ter experimentado esta mesma sensação se você já foi atingido no olho e visto "estrelas ". Os flashes de luz pode aparecer de vez em quando por várias semanas ou meses.
“Alterações visuais, turvação visual, escotomas (ver 'estrelinhas') podem estar relacionadas a uma elevação aguda da pressão arterial. Porém, isso só ocorre em raros casos e quando a pressão arterial está muito elevada – ou quando essa elevação ocorreu de forma aguda”, informa o cardiologista Francisco Flávio Costa.
O que causa os "flashes" luminosos? Quando o humor vítreo traciona a retina, ela produz a sensação que estamos vendo "flashes" de luz. É um estímulo mecânico direto sobre a retina. Os mesmos efeitos podemos conseguir, quando fechamos e comprimimos o globo ocular.
O descolamento de retina geralmente tem como sintomas flashes de luz (fotopsias) no canto da visão e o aparecimento de “sujeirinhas flutuantes” (moscas volantes) na visão do paciente. Em casos mais grave o paciente pode perceber uma cortina fechando em sua frente, além de piora da visão.
Fotopsia é a presença de percepção de flashes de luz. Ele é mais comumente associado com posterior do vítreo desapego, a enxaqueca com aura, enxaqueca sem aura dor de cabeça, na retina, quebra ou o desapego, o lobo occipital do miocárdio, e privação sensorial (ophthalmopathic alucinações).
O tremor no olho é um termo usado pela maioria das pessoas para se referir à sensação de vibração na pálpebra do olho. Esta sensação é muito comum e normalmente acontece por causa do cansaço dos músculos do olho, sendo muito semelhante ao que acontece em uma câimbra em qualquer outro músculo do corpo.
O que é blefaroespasmo? O blefaroespasmo é vulgarmente conhecido como o “tremor nos olhos” ou “tremor nas pálpebras”, que pode ser devido apenas ao cansaço ou stress ou, então, porque existe alguma patologia (doença) que origina esta sintomatologia.
Segundo os supersticiosos, se o olho direito tremer significa que a pessoa vai ter alegrias num futuro próximo, se for o olho esquerdo, significa o contrário.
Sempre que os pacientes sentirem sintomas do tipo luzes, clarões, relâmpagos, ou seja: fotopsias: será necessário exame de suas retinas periféricas e, eventualmente, será necessário tratamento com fotocoagulação da retina pelo laser argônio com o objetivo bem definido de diminuir chance de essa situação causar um ...
Você talvez não saiba o nome oficial, mas já deve ter visto pequenas formas flutuando em seu campo de visão. A percepção dessas formas, também conhecidas como moscas volantes (do latim Muscae volitantes) ou floaters (flutuadores, em inglês), é chamada miodesopsia.
Raramente a retina descolada causa de dor, geralmente os sintomas do descolamento de retina são de visão turva ou embaçada, flashes de luz, a sensação de que há insetos voando diante dos olhos e até mesmo a perda súbita da visão.
O descolamento inicial da retina pode ser localizado ou amplo, todavia se não se efetuar um tratamento rápido toda a retina pode descolar, levando à perda da visão e cegueira. O descolamento da retina é um problema grave e que necessita de tratamento urgente.
Quando não acontecer infiltração no vítreo, existem recursos terapêuticos que podem tratar o descolamento. São a fotocoagulação com laser e a criopexia, que favorecem o acondicionamento da retina na sua posição original. Para casos mais graves são indicadas as cirurgias, que buscam vedar o espaço existente no vítreo.
O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.
Como prevenir o descolamento de retina ?
Quanto tempo pode levar? O gas tem a função de tamponamento da lesão retiniana que semana intenciona tratar. A permanência do gas depende da quantidade e do tipo de gás utilizado e pode variar de 15 a 60 dias. A ação temponante efetiva, de 7 a 30 dias.
Tempo de recuperação da visão após cirugia de descolamento da retina? Existem algumas técnicas cirúrgica para tratamento cirúrgico de descolamento de retina e a recuperação da visão depende do procedimento realizado. No caso de implante de gás, a recuperação da visão leva entre 45 e 60 dias normalmente.
Como em qualquer procedimento cirúrgico há riscos, porém, complicações são raras. Qual o tempo da cirurgia e da recuperação? A cirurgia dura em média 1 hora e a recuperação pode se estender de 7 a 15 dias, dependendo do caso.
Em média a cirurgia de retina dura 1 hora (mas pode ser de 20 min a 4-5 horas).
A cirurgia demora entre dez a 20 minutos. O paciente não tem nenhuma dor durante o procedimento, pois é utilizada anestesia local tópica com uso de colírios e sedação endovenosa leve ou anestesia peribulbar.
Não se preocupe com a visão. É normal ficar “embaçada” nos primeiros dias de pós-operatório; Após alguns dias você observará uma melhora gradual. Em média com duas a três semanas a visão estará praticamente normal, permitindo na maioria dos casos um cotidiano sem maiores transtornos.
Esta cirurgia é feita com a injeção de gás dentro do olho para que este obstrua o buraco ou a rasgadura da retina impedindo a passagem de líquido por ela e com isso propiciando tratamento do descolamento de retina.