Sintoma de antracnose em fruto de maxixe. São causadas principalmente por Phytophthora capsici e Pythium spp., que são oomicetos polífagos, ou seja, capazes de atacar diversas espécies de plantas.
A nutricionista ressalta que a melhor maneira de consumir maxixe é comer o fruto cru, podendo ser utilizado no preparo de sucos (apenas retire a casca) ou cortado em rodelas e preparado com outras saladas (como tomate e cenoura, por exemplo).
Maxixe é um poderoso antioxidante Com isso, reduz bastante as chances de o corpo sofrer com os mais diversos tipos de doenças, o que inclui até o câncer.
Rico em vitamina K, fibras, vitamina B1, carotenoides, potássio e flavonoides, ele combateria de prisão de ventre a inflamações pelo corpo. Por isso, é bacana revezá-los. Embora a tendência seja preparar o maxixe refogado, ele pode ser consumido cru, na salada. Assim a gente preserva sobretudo o zinco.
Outra opção é escaldar as folhas em água fervente por alguns segundos e secar bem antes do preparo. Assim como no caso do maxixe, a escarola mais fresca é menos amarga --na hora de escolher, pegue os maços mais novos.
– Raspe um maxixe e corte-o ao meio. – Adicione 1 copo d'água e bata tudo no liquidificador por cinco minutos. Coe e beba.
O alimento pode ser consumido cru ou cozido. É mais palatável quando verde, já que maduro costuma ficar com consistência fibrosa e amarga. O alimento pode ser utilizado no preparo de sucos, basta retirar a casca e batê-lo com outros vegetais ou frutas, ou saladas e refogados.
Existem duas variedades de Maxixe tradicionais, o Maxixe Caipira do Norte (com espinhos) e o Maxixe Japonês (sem espinhos).
O chuchu-de-vento é o fruto de uma planta trepadeira de nome científico “Cyclantherapedata”, originária da América do Sul. ... A planta, típica de clima tropical, não tolera baixas temperaturas, geadas e solos encharcados.
O plantio e preparo do solo “O espaçamento recomendado para o plantio é de 0,5 a 1 metro entre plantas e 1 metro entre linhas. O plantio deve ser realizado no início do período chuvoso. No entanto, em locais de temperaturas médias entre 25 °C e 30 °C, o cultivo pode ser feito o ano todo”, de acordo com a Epamig.
60 dias
Deve-se irrigar a terra e colocar de 2 a 3 sementes a 2 cm de profundidade, das quais cada uma (ou duas) deverá ser transferida para sua própria cova ao atingirem 10 cm de altura. É possível plantar também em vasos, sacos para mudas, copos de papel e outros.
A temperatura mínima para o plantio deve ser de 13°C, pois o chuchuzeiro não suporta baixas temperaturas. A melhor época para iniciar um cultivo fica no verão para a região Sul e Sudeste e para a estação das chuvas nas demais regiões. Seus frutos apresentam uma boa variedade de tamanhos, formas e cores.
A palavra xuxu, com x, está errada. Devemos utilizar a palavra chuchu sempre que quisermos referir o fruto verde e comestível do chuchuzeiro. Além disso, esta palavra é usada popularmente para indicar uma pessoa bonita e formosa.
Popularmente, o termo "chuchu" é utilizado no sentido figurado para designar uma pessoa querida, encantadora, aquela considerada favorita. Nesta acepção, a origem da palavra vem do francês "chouchou", cujo significado se refere a alguém que é o preferido em um grupo. ... ou "A festa estava boa pra chuchu".
Forma de chamar as pessoas mais próximas de você.
ASTERISCO (sinal gráfico em forma de estrela) é o diminutivo de astro. Ora, assim como se diz, por exemplo, CHUVISCO (diminutivo de chuva) e não CHUVÍSTICO, também se deve dizer ASTERISCO.