Curvas de Nível (I) A curva de nível de uma função z=f(x,y) é definida como sendo a projeção no plano xy da interseção do plano z=k com o gráfico de f e, portanto, sua equação é f(x,y)=c. O aplicativo abaixo mostra o gráfico da função f(x,y)=−34y2−124y3+132y4+x2+9 seccionado por planos paralelos ao plano xy.
São curvas de nível que nas cartas aparecem acentuadas para facilitar a interpretação. Por exemplo, pode salientar-se uma curva mestra em cada cinco curvas de nível.
O plantio em curvas de nível, conhecido também como plantio em contorno, é a produção organizada usando linhas que têm diferentes altitudes de acordo com o terreno. Trata-se da medida mais básica que visa à conservação do solo. Ele se opõe ao chamado plantio “morro abaixo”, o qual não respeita as curvas de nível.
Visualizar o perfil de elevação de um caminho
A roda guia, além de permitir maior ou menor profundidade de penetração dos discos é responsável pelo alinhamento do conjunto trator/arado, agindo como um leme e mantendo uma linha de tração equilibrada, impedindo desvios laterais.
R$ b>Preço à vista.