Treinar o ombro é tão importante quanto treinar qualquer outro grupo muscular do corpo, isso porque os músculos e articulações que constituem os ombros são importantes para garantir estabilidade e força aos membros superiores e permitir movimentos como levantar os braços e mexê-los para frente, trás e lado.
Em algumas situações, o treino pode ajudar até a corrigir problemas posturais.
Além de enrijecer e tonificar a musculatura, o treino para membros superiores também previne ou atenua problemas posturais. Um corpo treinado apenas da cintura para baixo, além de desarmônico esteticamente, pode gerar problemas de alinhamento e postura.
Mulheres possuem, em média, 10 vezes menos testosterona circulante que os homens, portanto o treinamento de braços não deixará as meninas com aparência de meninos. A musculação resulta em grande aumento de força e ligeiro aumento do perímetro dos membros superiores.
Sem orientação, malhar a mesma parte do corpo em dias seguidos pode prejudicar os resultados do treino e ainda aumentar o risco de lesão. Isso porque quando você "levanta peso" as fibras musculares se rompem.
De acordo com Gustavo, é mais indicado fazer a seguinte combinação de grupos musculares: em um mesmo dia treinar peito e tríceps; no outro, costas e bíceps.
16 exercícios para fortalecer ombros e evitar lesões