O melhor caminho é ter um plano de carreira. ... Do ponto de vista individual, é interessante porque representa segurança e estabilidade. Na visão do gestor, garante a continuidade de bons profissionais em suas equipes.
A carreira proteana requer que as organizações tenham uma gestão humanizada e flexibilizada, de forma a considerar as necessidades e valores individuais de cada profissional. ... O sucesso profissional dependerá, pelo conceito, de adaptabilidade, automotivação e uma necessidade de aprendizado de novas habilidades.
De acordo com Hall (1976), são características da Carreira Proteana: É REINVENTADA DE TEMPOS EM TEMPOS. PASSA A SER GERIDA PELA PESSOAS E NÃO PELAS EMPRESAS. EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS.
Vida pessoal e profissional correlacionadas e busca por harmonia e coerência entre elas. Planejamento de carreira com foco no que é oferecido pelo mercado. Construção de carreira a partir de uma visão de futuro compatível com os objetivos de vida e carreira. Criação de oportunidades.
Também chamada de burocrática, a carreira tradicional é caracterizada pela divisão formal do trabalho. Aqui, encontramos atuações que apresentam hierarquias bem determinadas com uma grande centralização do poder, bem como leis e códigos que são seguidos por toda a cadeia de colaboradores.
Já o profissional moderno atua em equipe, tem metas profissionais e pessoais e possui consciência do que é imprescindível para seu desenvolvimento. Afinal, a competitividade é ferrenha. ... Motivação, criatividade, resiliência, trabalho em equipe, entre outras, no profissional moderno há sempre algo a desenvolver.
Quais são as principais novas profissões que estão surgindo?