O canguru, então, surge como ótima opção. Com ele, os filhos podem ficar junto ao corpo das mães deixando suas mãos livres para outros afazeres. Também é uma boa alternativa para levar os bebês em passeios. O canguru funciona como se fosse uma mochila e pode ser usado tanto nas costas quanto na parte da frente.
Já para o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP), o sling é bem melhor por deixar a criança acomodada de forma correta. "No canguru, as pernas da criança ficam soltas, o que pode gerar lesões no eixo do quadril, uma vez que a cabeça do fêmur não fica bem encaixada", explica.
Como Escolher o Melhor Sling ou Canguru
malha de algodão
Como Saber Se o Meu Canguru É Ergonômico?
Passo 1 – Utilizando o zíper, conecte o apoio para costas ao assento do quadril. ATENÇÃO: NUNCA UTILIZAR O CANGURU SEM O ASSENTO INTERNO. assento e próxima a seu corpo. O Canguru para Bebê Fisher-Price pode ser utilizado com o bebê em diversas posições.
Use a posição estreita do assento e o apoio de cabeça acolchoada para acomodar confortavelmente bebês pequenos. Mude para a posição ampla para continuar a fornecer um assento ergonômico de frente para frente enquanto seu filho cresce.
Segure o bebê apoiado em um dos ombros, com o braço por baixo do bumbum. Com a outra mão, pegue o tecido sobrando (onde ele irá sentado) e passe por trás das perninhas dele. Coloque o bebê sentadinho no tecido do sling, puxando o pano para envolver o corpo da criança por inteiro.
O modelo wrap sling seria o mais indicado e mais fácil de usar para um bebê de 2 meses! Importante mesmo é que as pernas não sejam esticadas ou penduradas para baixo. O importante é flexão e abdução, com as joelhos dobrados e os joelhos no nivel do bumbum, ou mais alto, e as pernas afastadas.
O ortopedista pediátrico recomenda o uso do wrap sling (o tecido de pano) para menores de 4 meses. "Ele permite ajuste fino e boa sustentação, com peso central do bebê no peito do cuidador, apoiado nos ombros, joelhos flexionados, apoio para a cabeça com o rosto descoberto na altura do pescoço do cuidador".
Segundo a pediatra, o récem-nascido pode ficar apoiado no sling da mesma maneira como os pais o seguram no colo, de lado, ainda mais no momento da amamentação. “Mas a posição ideal para os pequenos é ficar de frente para o cuidador, com o contato entre a barriga do bebê e a barriga da mãe ou do pai.
Portanto, se você quer satisfazer a vontade do seu bebê em ficar de frente para o mundo, experimente as amarrações altas nas costas ou no quadril, o que amplia o campo de visão dele, sem perder o apoio anterior do seu corpo e você tem a certeza de não estar prejudicando seu filho.
segurando-o pelas costas na altura da nuca e apoiando a cabeça gentilmente. É indicado para bebês preguiçosos, bebês com refluxo e mães com mamas fartas. Pode ser utilizada desde o nascimento, mas fica bem mais fácil a partir dos 3 meses, quando os bebês já conseguem segurar a própria cabecinha.
O sling pode, sim, ser usado desde o nascimento do bebê. O único cuidado é com as posições que você vai colocá-lo. Por exemplo, a posição chamada “olhando para rua”, onde o bebê fica de costas para a barriga do pai/mãe, não é indicada — na verdade, em nenhuma das idades, porém os recém-nascidos são mais frágeis.
O uso do Sling é saudável para o bebê, pois deixa-o mais juntinho da mãe, ouvindo os batimentos cardíacos da mãe, que lembra muito com o som que ele ouvia no útero. Isso traz segurança para o bebê. Porém usar para o bebê dormir não é saudável e nem seguro. Os bebês precisam dormir no berço, de barriga para cima.
1 – Encontre o meio o wrap. 2 – Sem o bebê, centralize o meio do tecido na sua frente, na altura da sua cintura. 3 – Passe uma das pontas para trás, por baixo do braço, e pegue-a na frente sobre o outro ombro. 3 – Repita com a outra ponta.
panela para cada uma. Coloque 1 litro e meio de água e 1 colher de sal em cada panela e espere ferver. Depois que a água ferver coloque uma tampinha do pó da tinta na água e deixe ferver novamente. Mergulhe a malha na tinta e vá mexendo com uma colher.
A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão. 10 - Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir. Fique atenta com shorts e calças com cordões, além de roupas muito justas.
Posição correta Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.
Por aqui, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), alerta que colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita. “A melhor posição para o bebê dormir é de barriga para cima, pelo menos até o 6º mês de vida.
"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand.
A Unicef recomenda que o bebê durma no mesmo quarto que os pais, no berço, pelo menos até os 6 primeiros meses de vida. A indicação se baseia em pesquisas que mostram que estar próximo à mãe facilita a amamentação e, ainda, reduz os riscos de morte súbita.
O que fazer na hora de dormir
Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.
Se o seu filho não dorme bem, pode ser que esteja na hora de criar um ritual de sono. Assim como muitos adultos gostam de beber um chá ou fazer uma leitura leve antes de dormir, para o bebê também pode ajudar. O mais famoso deles é combinar o banho seguido de amamentação e ser colocado para dormir.